Para que mais pessoas sejam imunizadas contra a Covid-19, a administração Jesus Chedid e Amauri Sodré manifestou interesse na aquisição de 200 mil doses da vacina Sputnik V (Gam-COVID-Vac, Combined vector vaccine for the prevention of SARS-COV-2 coronavírus), produzida por The Gamaleya Center e Russia Direct investment Fund (RDIF).
O Executivo já solicitou à empresa distribuidora internacional de medicamentos TMT GLOBALPHARM LTD, o envio da proposta comercial e condições para o fornecimento da vacina, para dar continuidade ao processo de aquisição.
Após o recebimento das informações e condições apresentadas, a Prefeitura remeterá uma Carta de Acordo aprovando os termos da negociação, além de informar o número de doses necessárias (200 mil). A distribuidora enviará uma Minuta de Contrato para apreciação, e após a conferência, será providenciado pela empresa o Contrato definitivo.
A vacina SPUTNIK V é de origem russa e acondicionada em frascos que comportam até 10 doses, sendo necessárias 2 doses para cada pessoa, aplicadas em um intervalo de 21 dias. De acordo com o governo russo, a taxa de eficiência da SPUTNIK V é de 97,6%.
A vacina Sputnik V está registrada em 60 países com uma população total de 3 bilhões de pessoas. Em termos de número de aprovações recebidas por reguladores governamentais, ocupa o 2° lugar no mundo.
O uso da vacina russa ainda não foi aprovado no Brasil. Laudos da Anvisa divulgados no dia 15 de abril apontaram ao menos 15 pontos críticos sobre vacina Sputnik V.
Equipes da Anvisa foram à Rússia para inspecionar fábricas da Sputnik V. As análises foram feitas ao longo desta semana na empresa JSC Generium, que produz o insumo farmacêutico ativo e a vacina já finalizada. As equipes também avaliaram as etapas finais de envase e embalagem na empresa Ufa Vita.