Ação exemplar da equipe de Assistência Social e da Guarda Civil Municipal, realizada na sexta-feira (16) terminou com o resgate de uma idosa de 77 anos, que era mantida em cárcere privado pelo próprio filho. Os agentes chegaram até o local, após receber denúncia que a vítima estava vivendo em uma casa na Vila Aparecida, em condições totalmente insalubres, sem qualquer higiene e sem alimentação e que o filho ficava com todo o dinheiro da idosa. A denúncia ainda dava conta de que o marginal a agredia e a mantinha dentro de casa trancada com cadeado. Vizinhos relataram que ouviam gritos de socorro e quando iam verificar, só ouviam uma voz abafada, como se estivessem tampando a boca da vítima. O caso estava sendo assistido pela assistência social municipal e a vítima já tinha sido retirada da casa e levada para a casa de uma parente, mas o autor a teria tirado daquele local e a levado novamente para a casa, onde a mantinha presa.
Com todas essas informações a equipe da assistência social foi até o imóvel juntamente com a Guarda Civil Municipal, onde foram atendidos pelo filho da vítima que disse que elas poderiam falar com a mãe através de um vidro, porque ela não poderia sair da casa, que estava trancada com corrente e cadeado, e que ninguém iria tirá-la da lá. A vítima apareceu no vidro da porta com olhar assustado e começou a pedir ajuda, dizendo que o filho a tinha agredido e não a deixava sair. Imediatamente as GCMs determinaram que o marginal abrisse a porta, o que ele se recusou a fazer, obrigando as guardas a arrombarem a porta. Nesse momento, ele abriu a porta e a vítima desesperada, correu para a assistente social e a abraçou. O “valentão” foi detido e identificado como Ricardo Palombello Santos, de 39 anos.
As guardas constataram que atrás da porta havia pedaços de madeira e um estrado de cama a segurando, não havia pia, chuveiro e a vítima dormia no chão.
Diante dos fatos, Ricardo foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher, autuado em flagrante por sequestro e cárcere privado – violência doméstica – e apresentado em audiência de custódia.