FRASE: “Algumas coisas você nunca entenderá o porquê, então menos auto piedade e mais resiliência!” (Queila Haine)
DESUMANIDADE
Meu pai do Céu! Até quando o maldito coronavírus irá ceifar vidas? A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) age de forma desumana ao impor excelência burocrática para aprovar e liberar vacinas no Brasil. O caso da vacina russa Sputnik, que deu entrada na Agência em agosto do ano passado e até agora não foi liberada, não por entraves científicos ou técnicos, mas por pura burocracia. A vacina está sendo aplicada no mundo todo e, no Brasil, está emperrada no preciosismo dos burocratas da Anvisa.
Enquanto isso o país se aproxima do massacre viral que pode chegar em breve a 5 mil mortes por dia.
PERDAS
Jamais imaginei que esta Coluna poderia eventualmente se transformar num obituário. É o que está acontecendo durante essa pandemia.
Nesta semana, lamentamos a morte por Covid19, do musico excepcional Roberto Sargiani. Homem de qualidades impares, que trabalhou muito tempo no Banespa, na Prefeitura além de ser um pianista maravilhoso. Era um dos mais assíduos leitores da Gazeta Bragantina. Lamentamos profundamente sua morte e de tantas outras que pereceram perante o Covid. Que Deus os tenha.
NÃO PARA
As medidas restritivas não estão paralisando obras e projetos das administrações municipal e estadual. Embora com setores restritos, os grandes projetos como a duplicação Capitão Bardoino, a construção de passarelas no trecho entre os bairros São Miguel /Parque dos Estados já são objetos de preparação por parte do Estado, graças à atuação incansável do deputado Edmir Chedid.
VACINAÇÃO
A coordenação da vacinação contra o Covid feita pela Secretaria Municipal de Saúde merece elogios. Obviamente pequenos senões de organização de filas e horários não ofuscam o trabalho dos servidores da Saúde, incansavelmente dedicados.
NA UTI
O vereador Paulo Mario Arruda de Vasconcellos, líder do prefeito na Câmara, sofreu infarto do miocárdio na sexta-feira Santa. Está na UTI da Santa Casa em estado estável que inspira cuidados, segundo boletim médico expedido na quarta-feira, 7. Desejamos ao vereador pronto restabelecimento e que Deus o proteja.
FUTEBOL
O presidente da CBF, Rogério Caboclo, depois de ouvir os presidentes dos clubes, determinou que o Campeonato Brasileiro irá começar em maio mesmo, obedecendo todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde. É a força do poder econômico que norteia o futebol brasileiro. Não estão nem aí com o Covid-19.
OFICINAS EM APUROS
As oficinas mecânicas, de funilaria e pintura, estão passando apuros por causa da falta de peças no mercado. A indústria de autopeças está praticamente parada por causa da pandemia e isso reflete diretamente nas oficinas, cuja maioria acumula carros por falta de peça de reposição.
SEM NOÇÃO
Ainda tem muita gente sem noção em Bragança. Apesar de todos os alertas e precauções adotadas pelas autoridades de saúde, grupelhos de pessoas sem noção do perigo de contrair ou espalhar o Covid-19 continuam se reunindo cladestinamente toda semana sem adotar distanciamento e uso de máscara.
A lei é branda demais para esses malucos.
MAIS LENTA
Com a possível mudança de prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda para o final de junho, é possível que os contribuintes de Bragança reduzam a velocidade com que enviam o documento à Receita Federal. Até terça-feira (6), 10.325 pessoas já o fizeram. Na mesma data em abril do ano passado, foram 8.788.
BAGUNÇA
Inacreditável que até o Judiciário brasileiro ajude a bagunçar todo o processo de combate à pandemia. No último final de semana foi a vez o ministro do Supremo, Kássio Nunes Marques, na base da canetada, que elegantemente chamam de ‘decisão monocrática’, liberar a presença de pessoas em cultos de celebração à Páscoa nas igrejas. Quando a chiadeira tomou conta do País, a resposta foi que o plenário vai julgar se a decisão foi correta. Esta Nação está à deriva. Todos mandam e desmandam, poucos obedecem e muitos se locupletam. Não à toa que um velho dito popular só é conhecido no Brasil: “Isto aqui é a Casa da mãe Joana”. Com todo o respeito às mães Joanas país afora.
SACANAGEM
Muito se fala e se escreve que o Brasil é o País da piada pronta. É muito pior. É o País da sacanagem pronta. Na questão das vacinas contra a Covid, tem de tudo: gente que acredita ter recebido a dose e isso não aconteceu; gente desviando ampolas para vacinar a parentada; e na mais nova modalidade, gente roubando as vacinas. Nem em meio a uma pandemia jamais experimentada em todo o mundo, a sacanagem é posta de lado.