O boletim oficial de ontem, da situação da Covid-19 no município, informava que 322 novos casos foram confirmados, totalizando 13.926. Os hospitais continuam com suas lotações máximas e a fila de espera contava com 7 pessoas, das quais 2 para leitos UTI e 5 em enfermaria. Esta semana o município chegou ao triste número de 296 mortes. Somente na primeira semana de abril, segundo o boletim da prefeitura, foram 20 pessoas levadas à óbito (16 em abril e outras 4 em março), mas que só foram confirmadas este mês. Nos setes primeiros dias, foram confirmados 1.131 novos casos da doença.
Neste fim de semana a cidade continua na fase Emergencial, podendo apenas funcionar hospitais, farmácias, clinicas veterinárias e postos de gasolina. Todos os outros estabelecimentos só poderão trabalhar no sistema delivery.
Ainda como determinam as medidas mais rígidas, continuam proibidas a venda de bebidas alcoólicas de sexta a domingo, a locação de chácaras, sítios, etc. e atividades em marinas, visando diminuir o número de pessoas que vem à cidade para usar a represa.
A fiscalização com drones continua, além dos canais de denúncias e a instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade
Vacinação – O governador João Doria anunciou na quarta-feira (7) a ampliação da campanha de vacinação contra COVID-19 para idosos com idade entre 65 e 67 anos ainda no decorrer deste mês.
O novo grupo totaliza 1,11 milhão de pessoas. O avanço da campanha depende da chegada das vacinas da Fiocruz nos próximos dias para êxito no cronograma definido pelo PEI (Plano Estadual de Imunização). O objetivo é iniciar a vacinação de 350 mil pessoas de 67 anos no próximo dia 14. Uma semana depois, no dia 21, outras 760 mil pessoas com 65 e 66 anos poderão receber a primeira dose.
“Agora a vacinação está avançando para as pessoas de 65, 66 e 67 anos e vamos continuar impulsionando o máximo possível, com a vacina do Butantan e outras que puderem ser adquiridas pelo Ministério da Saúde”, reforçou Doria.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou quando abrirá o agendamento para essas novas faixas etárias. Até ontem permanecia aberto o agendamento para idosos com 68 anos ou mais e para a segunda dose (Coronavac) de quem tomou a vacina até 19 de março.
Nesta semana, o Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 7 milhões de doses já aplicadas. Na segunda-feira (12), o cronograma inclui os trabalhadores da educação básica de escolas públicas e privadas a partir de 47 anos.
Fase emergencial – Em entrevista a um canal de televisão na manhã de ontem, o vice-governador Rodrigo Garcia informou que o estado fará uma reunião hoje (9) para avaliar os próximos passos das restrições. São Paulo está na fase emergencial, a mais limitada do Plano SP de contenção da pandemia. Segundo o vice-governador, a discussão será baseada nos números. “A gente já sabe que não temos uma expectativa concreta de uma abertura, um liberou geral, a partir da semana que vem. Nós podemos até avaliar setores ou segmentos que podem voltar a funcionar de maneira escalonada, mas a epidemia ainda está em alta.”, disse Garcia.