A ativação dos leitos é uma reivindicação do deputado estadual Edmir Chedid, que garante um investimento de R$1,7 milhão e 49 leitos de UTI para a região
O deputado Edmir Chedid (DEM), membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), confirmou ontem (8) a implantação de mais 16 leitos de UTI na Região Bragantina para o tratamento de pacientes com a Covid-19. As Unidades de Terapia Intensiva irão beneficiar Bragança Paulista e outros dez municípios do entorno, como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem.
A ativação desses leitos é resultado da reivindicação apresentada pelo parlamentar em benefício da comunidade. No total, o investimento será de R$ 1,7 milhão para garantir o atendimento aos pacientes graves e consequentemente fortalecer o sistema de saúde diante do aumento do número de casos da doença em todo o país. “A ativação é necessária para evitar o colapso no atendimento”, completou.
As UTIs serão implantadas gradualmente na Santa Casa de Bragança Paulista (com 13 leitos) e no Hospital Novo Bragantino (3 leitos UTIs e 6 de enfermaria exclusivos aos pacientes com o coronavírus). “Os próximos 15 dias serão os piores desde o início dessa pandemia que atinge o Brasil. Por isso, temos que estar bem preparados para prestar o atendimento necessário à comunidade”, garantiu.
Dessa forma, a Região Bragantina contará com 49 leitos UTI exclusivos para os pacientes com Covid-19 (atualmente conta com 33 leitos) e mais seis leitos de enfermaria. “Temos 30 leitos em funcionamento no Hospital de Campanha de Bragança Paulista. Pela proposta, todos os leitos estarão disponíveis gratuitamente nos próximos 60 dias, conforme reivindicação feita ao governo estadual”, disse.
A implantação dos 16 leitos UTI também é resultado do mapeamento e análise técnica das capacidades estruturais de cada hospital, aliado ao monitoramento do cenário da Covid-19 no Estado. “Estamos atentos às necessidades na saúde pública. Porém, é preciso que todos colaborem com o intuito de diminuir o número de casos da doença que cresce de forma preocupante”, finalizou Edmir Chedid.
Dados COVID – Bragança chegou a 173 óbitos segundo o boletim oficial da prefeitura divulgada na tarde desta segunda-feira. Já são 10.253 casos confirmados, destes 60 pacientes estão hospitalizadas, 7 aguardavam vagas em leitos de UTI e 4 leitos de enfermaria.
Ainda segunda a mesma fonte 10.436 bragantinos receberam a 1ª dose da vacina contra doença e 3.263 já receberam a segunda dose. Mais doses chegaram ao município ontem, para a aplicação da segunda dose da faixa etária de 85 a 89 anos. E continua até quarta-feira (10) a imunização dos idosos de 77 a 79 anos, e segundo o governo do Estado a faixa etária de 75 e 76 anos deve começar a ser imunizada na próxima segunda-feira (15). Somente ontem, segundo o boletim 378 casos suspeitos foram notificados ao Ministério da Saúde, somando 21.093 notificações desde o inicio da pandemia.