Creio que o acontecimento mais importante e que chamou a atenção da maioria dos bragantinos na manhã dessa quinta-feira, 21, foi o início da Vacinação contra a Covid 19. A vacinação começou em solenidade oficial no Centro de Saúde Dr. Lorenço Quillici, no Lavapés, por volta das 11h.
As vacinas chegaram em Bragança Paulista na madrugada da quinta-feira, por volta de 2h10, e ficaram armazenadas na sede da VISA (Vigilância sanitária), no bairro da Sta. Terezinha. Ressalte-se que a quantidade de 2.360 doses não é suficiente para vacinar todos os profissionais de saúde da cidade, uma vez que seriam necessárias 6.500 doses para esses profissionais, segundo informações da Prefeitura.
Após as formalidades da solenidade foram vacinados três profissionais da linha de frente do combate a Covid. O primeiro a ser vacinado foi o enfermeiro Tiago de Jesus Teleken, que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento Bom Jesus, que é referência no atendimento da Covid 19 em Bragança. Depois foram vacinadas a médica Cláudia Ferreira da Silva, também da UPA Bom Jesus e a técnica de enfermagem Marli Aparecida de Oliveira Sales, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Enquanto em Bragança a vacinação já começou outras cidades da região aguardam pelas vacinas.
A vacina contra a Covid 19 é a esperança de bragantinos, brasileiros e população mundial diante da pandemia que se instalou no mundo em 2020. Mas, será que podemos e devemos depositar toda nossa esperança nas vacinas apresentadas?
Aliás, o que é esperança? Esperança é o “Ato de esperar o que se deseja. Fé, confiança. Desejar alguma coisa com expectativa de realização”. A esperança está sempre se erguendo nas pontas dos pés, sempre olhando para o futuro na expectativa de dias melhores. Então, mais uma vez a pergunta: Podemos e devemos depositar toda nossa esperança nas vacinas apresentadas?
A resposta é não. Nossa esperança deve ser depositada em Cristo Jesus, Deus eterno, a única esperança para toda e qualquer situação, seja doença, catástrofes ou até mesmo a morte. Cristo não é limitado ao tempo ou espaço, a intempérie climática, ao revés da economia ou a uma pandemia que ceifa vidas. Jesus Cristo é a nossa única e verdadeira esperança.
Já foram feitos vários estudos e pesquisas que comprovam que a esperança está estreitamente ligada à sobrevivência humana. Assim, entendendo que “a esperança é a última que morre” e que esperança é o “ato de esperar o que se deseja” com confiança e fé, devemos relacioná-la sempre a ação de Deus. Aliás, na Bíblia encontramos muitas palavras de esperança que ajudam o cristão a enfrentar seus medos e problemas, suas crises e tragédias, e encarar a realidade do dia a dia.
Assim, meu desejo é que “o Deus de esperança te encha de todo o gozo e paz na sua crença, para que você seja rico de esperança no poder do Espírito Santo”, e que você confie no Senhor “lançando sobre Ele toda a sua ansiedade, porque é Ele que cuida de nós”, conforme Carta de Paulo aos Romanos 15:13 e 1ª Carta de Pedro 5:7.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd Planejada 2. prrogeriomachado@yahoo.com.br