FRASE: “Urge a maritaca, desafia a paz do dia a golpes de faca.” (Flora Figueiredo)
NOVO CICLO
Com a reeleição do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri (DEM), Bragança começa um novo ciclo de reconstrução da cidade, depois do caos implantado pelo governo municipal do PT, entre 2013 e 2106.
Entre 2017 e 2020, o governo do DEM, com apoio do deputado Edmir Chedid, cuidou de reconstruir a cidade. Muito foi feito e a população reconheceu nas urnas dando a Jesus e Amauri mais de 63% dos votos válidos.
A partir de agora começa novo ciclo. É hora de rescaldar a desgraça do PT e seus aliados, tanto os aliados declarados como os ocultos da opinião pública.
A população acredita no avanço de Bragança. Na sua reestruturação urbana e viária, com a construção das perimetrais, da atenção ao meio ambiente, das rodovias estaduais que cortam o município, da Saúde, Educação, Segurança Pública, etc. Mas creiam, nada vai caminhar sem o apoio sempre presente e jamais negado do deputado Edmir Chedid.
MARITACA (1)
Durante o último mandato do vereador Mario B. Silva, encerrado em 31 de dezembro passado, o edil questionou a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica para Bragança e região, sobre as sucessivas falhas de abastecimento que ocorriam na cidade.
A Energisa teria respondido em oficio à Câmara, que as maritacas comiam o capeamento dos fios provocando circuitos que derrubavam a energia. Muito bem. Maritacas poderosas que deixam milhares de pessoas sem energia.
Se uma maritaca para uma empresa do porte da Energisa, que confiança podemos ter nas suas justificativas quando um desastre maior ocorre?
MARITACA (2)
As maritacas teriam voltado agir durante o mês de dezembro, precisamente entre o Natal e dia 31 quando toda a região do Curitibanos até a cidade de Pinhalzinho ficaram horas sem energia. No dia 31 de dezembro a energia foi interrompida as 20h e restabelecida por volta das 23h30.
As famílias preparadas para comemorar a passagem do ano com as tradicionais ceias etc, acenderam lampiões, velas e celulares para não ficar no escuro.
Desta vez não foram as maritacas. A Energisa respondeu que rompeu um cabo no dia 31 de dezembro. Respondeu com palavras. Mas não provou e nem falou porque o cabo rompeu.
Por causa dessa Energisa, vamos retornar em fevereiro com a coluna” TAMO NA ROÇA” e fiscalizar a Energisa, Sabesp e qualquer empresa contratada ou concessionada para prestar serviços para Bragança.
SECRETARIADO
Time que está vencendo não se mexe, já dizia Nenê Prancha sobre as equipes de futebol vencedoras. Eu acredito que o prefeito Jesus Chedid não deve alterar seu secretariado neste novo mandato, até porque entendo que realizou um trabalho extraordinário entre 2017 e 2020.Talvez ocorram pequenas alterações para adequar qualquer necessidade administrativa ou política.
ELEIÇÃO DA CÂMARA (1)
A eleição da vereadora Gi Borboleta (DEM) para a presidência da Câmara não surpreendeu. Fiel ao grupo político liderado por Jesus e Edmir Chedid, eleita com a terceira maior votação do pleito de 2020, e com experiência de várias legislaturas, nada mais justo. Por dois anos estará à frente do Poder Legislativo
ELEIÇÃO DA CÂMARA (2)
O que me surpreendeu durante a eleição da Mesa da Câmara foi o comportamento do vereador do PV, Quique Brown. Fez discursos agressivos, de mau perdedor, saiu da pauta da eleição e quis causar. Realmente causou. Mostrou que durante seus últimos mandatos de vereador não aprendeu nada. Tem o ódio no coração, o recalque da minoria e a incompreensão da impotência. Resta-lhe o direito do jus sperniandi.
ELEIÇÃO DA CÂMARA (3)
A bancada que supostamente apoia o prefeito Jesus é composta por 15 vereadores. Em relação aos demais, um está no muro e outros três declarados opositores.
Um dos supostos opositores, Miguel Lopes (PTB), que retorna depois de quatro anos (entre 2013 e 2016 apoiou o governo do Fernão Dias-PT- talvez por isso não tenha se reelegido naquela ocasião), teve um comportamento inteligente e coerente durante a eleição da Mesa, em momento que interveio para esclarecer uma falsa colocação de Quique Brown que tentava desconstruir a candidatura da vereadora Gi. Foi uma observação verdadeira de Lopes, mas não seduziu o Brown.
ELEIÇÃO DA CAMARA (4)
Indicado para líder do governo na Câmara, o vereador Paulo Mario teve uma atuação consistente nos debates. Alertou que os discursos aleatórios, despautados e agressivos do vereador Brown, que tentou se impor como uma voz de contestação própria de perdedores que atiram para todos os lados e acertam o próprio pé, eram para tentar atingir os méritos da vereadora Gi e arranhar sua candidatura à presidência. Tudo em vão. Paulo Mário é sábio, o prefeito foi feliz em reconduzi-lo a importante função de líder do Executivo.
ELEIÇÃO DA CÂMARA (5)
Essas observações, embora atrasadas, são necessárias para que o leitor comece entender alguns comportamentos.
FARÃO FALTA
Já escrevi aqui e torno afirmar. Os vereadores Marcus Valle (PV), que não se reelegeu porque o seu partido só conseguiu quórum para um uma vaga e essa ficou com Quique Brown, e o vereador Mario B. Silva (DEM), que perdeu a vaga por apenas 11 votos para o iniciante Marcus Leitão, irão fazer muita falta na Câmara. Quique Brown já mostrou o que vai fazer: atirar pra todos os lados; já Marcos Leitão e todos outros de primeiro mandato vão ter que mostrar a que vieram. Boa sorte a todos.
REFLEXÃO : SALMOS- 101:1-8
1 Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei.
2 Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.
4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
8 Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniqüidade.