Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura tem trabalhado incessantemente na busca de ações para o enfrentamento e prevenção da Covid-19. Dentre as ações, está a estratégia de testagem da população bragantina, considerada crucial para aprimorar o monitoramento da curva de transmissão na cidade.
O foco foi na testagem rápida realizada através de 11.500 kits adquiridos e em parcerias com o instituto Butantan, que testou 10.300 pessoas. Além da testagem rápida, foram realizados exames sorológicos e de RT-PCR. Na oportunidade, houve parceria com a Universidade São Francisco para pesquisa de prevalência da SARS-Cov-2 para amostragem em 4 etapas.
Até o presente momento, o município já soma mais de 33 mil testes para diagnóstico da Covid-19, sejam eles rápidos, sorológicos, ou RT-PCR, em que mais de 26 mil pessoas receberam laudo negativo para a doença. Assim, foram testados grupos como o funcionalismo público e privado, feirantes, comércio, transporte público, taxistas, motoristas por aplicativo (UBER), coletores de lixo, profissionais da saúde (público e privado), gestantes, diabéticos e hipertensos, instituições de acolhimento, segurança pública, entre outros. Na ocasião, a Universidade São Francisco emprestou a infraestrutura do Campus para realização dos testes.
De acordo com a última atualização do Boletim, o município registrou 6.077 casos confirmados pela doença, em que 4.582 são consideradas recuperadas, 1.385 encontram-se em isolamento domiciliar, 11 hospitalizados e infelizmente 99 evoluíram a óbito.