“Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal.” (Nicolau Maquiavel)
IMPUGNAÇÕES -1
Mal começou a campanha política, a Gazeta Bragantina já recebeu a primeira ação judicial baseada na matéria onde o ex-prefeito Jango (PTB), de triste memória, é acusado por seus adversários de estar inelegível. O motivo é que seu nome figura no rol do Tribunal de Contas sobre irregularidades em sua gestão de 2011, quando não teria comprovado regularmente os gastos de mais de R$ 420 mil na construção de 84 apartamentos do “Bragança F” financiados pela CDHU, Baseado nesse fato, a coligação de partidos da campanha de Jesus Chedid/Amauri(DEM) requereu a impugnação do registro de sua candidatura.
IMPUGNAÇÕES -2
Na mesma toada, a coligação de Jango requereu a impugnação da candidatura de Jesus baseada em processo de 2004, quando o prefeito destinou auxilio da Prefeitura para colaborar com adequação do estádio do Bragantino para disputa de campeonatos oficiais. O processo tramita no Superior Tribunal de Justiça que concedeu liminar que o habilita para a disputa da eleição deste ano, conforme informou sua assessoria.
IMPUGNAÇÕES -3
Também o candidato a prefeito pelo PSD, Basílio Zechinni Filho, sofre ação promovida pela coligação do DEM de impugnação do registro de candidatura, acusado de promover propaganda eleitoral antecipada.
JUDICIALIZAÇÃO
Como esperado e sinalizado pela GB no início do ano, a campanha eleitoral em Bragança já está judicializada. Três das quatro candidaturas a prefeito aguardam decisão da Justiça Eleitoral sobre pedidos de impugnação dos respectivos registros. Para candidaturas ao legislativo, foram registrados em outubro pedidos de impugnações de oito candidatos a vereador.
PROPAGANDA NO RADIO E TV
Começou ontem a propaganda gratuita no rádio e na TV. 420 candidatos a vereador terão direito de falar 8 segundos durante a programação das emissoras. Tempo suficiente para falar nome, número, coligação e o nome do candidato a prefeito.
Os candidatos a prefeito terão o tempo estipulado conforme a representação partidária de sua coligação. A coligação do PTB, de Jango, tem 3 minutos e 56 segundos; a coligação do DEM de Jesus, tem 3 minutos e 51 segundos; a coligação do PSD de Basílio tem 1 minuto e 43 segundos; o partido PSOL, de Adalberto Alessandri, terá apenas 28 segundos.
Os programas serão veiculados pelas emissoras das 7 às 7h10 e das 12 às 12h10 de segunda a sábado.
MERCADÃO DA ZONA NORTE
A obra de construção do Mercadão da Zona Norte parece estar desacelerada, bem como as obras do Lago da Hípica Jaguari, esta última de responsabilidade da Sabesp. Tem poucos trabalhadores para empreendimento tão grande e importante. Bom lembrar sempre que a obra do Mercadão só foi viabilizada pela ação do vereador Mario B. Silva que conseguiu recursos de mais de R$ 4 milhões, cuja liberação foi agilizada pelo prefeito Jesus e deputado Edmir Chedid que aceleraram a execução do projeto por meio de licitação. A empresa tem até final do ano para concluir a obra, porém no ritmo que se encontra o prazo deve se estender até 2021.
NADA DE SABESP
Com a estiagem avançando neste período do ano, a Sabesp continua omissa na promoção de campanhas de racionalização do uso da água. A falta de chuvas regulares está alertando para o risco de colapso no abastecimento.
BOM EXEMPLO
O condomínio particular Jardim das Palmeiras está dando um bom exemplo de racionalidade para garantir o abastecimento das residências. O condomínio armazena e trata a agua produzida em suas nascentes, que é de excelente qualidade e não tem nada a ver com a Sabesp.
A direção do Condomínio dispara, via WhatsApp, instruções para os moradores usar a água com responsabilidade. Parabéns!
ENERGISA
A Energisa, responsável pela distribuição de energia elétrica em Bragança, deve explicações para a população sobre as constantes quedas de energia verificadas atualmente. Empresas tem sofrido prejuízos com as quedas e picos da energia, além de provocar danos em equipamentos, atrasar e elevar custos de produção. O mesmo ocorre em logradouros públicos.
Na quarta-feira, 7, o pau comeu na Comissão de Obras e Finanças da Câmara entre vereador e representantes da Energisa. Semana que vem detalharei os fatos e argumentos.
INCÊNDIO
Um incêndio ocorrido na noite de quarta-feira, 7, nas imediações do Portal Bragança, zona sul da cidade, preocupou os moradores. A demora na chegada de bombeiros e defesa civil criou certo pânico em alguns moradores pela preocupação das chamas atingirem o condomínio. O incêndio poderia tomar proporções perigosas.
O deputado Edmir Chedid recebeu a informação e imediatamente acionou o comando dos Bombeiros que prontamente agiu. Felizmente o sinistro foi controlado rapidamente.
REFLEXÃO: Salmo 38: 1 -22
1- Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2-Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu.
3-Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.
4- Pois já as minhas iniqüidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.
5- As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura.
6- Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
7- Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
8- Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
9- Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.
10- O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou.
11- Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.
12- Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia.
13- Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca.
14- Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação.
15- Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás.
16- Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.
17- Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim.
18- Porque eu declararei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.
19- Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam.
20- Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom.
21- Não me desampares, Senhor, meu Deus, não te alongues de mim.
22- Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.