Você sabe o que é altruísmo?… E egoísmo? É mais fácil definir egoísmo do que altruísmo. E, é verdade também que fica bem mais fácil definir altruísmo sabendo que é o contrário de egoísmo.
Egoísmo é amor próprio excessivo que leva o indivíduo a olhar somente para si, seus interesses e necessidades. Altruísmo, por outro lado, é um tipo de comportamento em que as ações de um indivíduo, e até animais, beneficiam outros.
A palavra altruísmo foi cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas que os levam a dedicarem-se aos outros. Altruísmo é a ação de fazer pelo próximo sem esperar nada em troca, é dedicação desinteressada.
Conta-se que Eugene Marais, naturalista sul-africano, em uma de suas observações notou que um bando de bugios sempre dormia numa caverna situada na face íngreme de um rochedo. Para chegar lá os animais passavam por uma saliência que media cerca de uns 15 centímetros de largura. Por esse motivo a caverna era um lugar muito seguro para os macacos passarem a noite.
Certa tarde ele viu que debaixo da saliência havia um leopardo aguardando os bugios que se aproximavam da entrada da caverna. Eugene observou, ainda, que os bugios também viram o leopardo. Ele notou que dois deles retrocederam furtivamente e saltaram sobre o leopardo, sendo que um deles mordeu-lhe a espinha dorsal e o outro investiu contra a sua garganta. Com dois movimentos bem rápidos o leopardo acertou os dois bugios que morre¬ram instantaneamente; mas a atitude desses animais salvou o bando restante, pois o leopardo também morreu pouco tempo depois em consequência da perfuração da veia jugular atingida por um dos bugios.
Essa história nos serve de ilustração do que é altruísmo. Entretanto, um exemplo recente de altruísmo foi dado pelo menino Bridger Walker, de apenas 6 anos de idade, que salvou sua irmãzinha, de 4 anos, do ataque de um cachorro, em Cheyenne, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos. O fato aconteceu no dia 9 de julho.
Segundo informações, Bridger Walker foi mordido pelo cachorro ao proteger a irmãzinha. Ele conseguiu puxá-la pela mão e depois se livrou do animal após sofrer várias mordidas no rosto, que lhe custaram 90 pontos nos ferimentos. Segundo sua tia, Nicole, o menino justificou a atitude dizendo que “se alguém tivesse que morrer, achei que deveria ser eu”.
Mas o maior exemplo de altruísmo que a humanidade já viu está na pessoa de Jesus Cristo que entregou sua própria vida para nos salvar. Jesus mesmo testifica “Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas… Ninguém a tira de mim, pelo contrário eu espontaneamente a dou” e acrescenta “Ninguém tem maior amor do que este: dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” – Evangelho Segundo João 10:11, 18 e 15:13.
Jesus Cristo por amor e altruísmo morreu na cruz para salvar o pecador. Ele deu a sua vida “para que todo aquele que n’Ele crê não morra, mas tenha a vida eterna” – Evangelho Segundo João 3:16.
Você crê nessa prova de amor e altruísmo? Já se entregou a Cristo Jesus?