Ao longo da história, Bragantino e Fortaleza se enfrentaram 5 vezes, mas nenhuma pela principal divisão do futebol brasileiro. O jogo de hoje, as 21 horas, que acontece na capital cearense, será o primeiro, e se reveste de muita importância para o time de Bragança que vem mal neste início de campeonato, com 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas.
Nos cinco jogos diante do Fortaleza, o Massa Bruta leva vantagem, com 3 vitórias, além de 2 empates e 2 derrotas. Nove gols assinalou o então alvinegro das Pedras, e sofreu 10. No primeiro confronto entre ambos o tricolor do Ceará goleou por 6 x 1, pela Série B, em 2002, e recebeu o troco no último jogo em que se enfrentaram, 4 x 1, em Bragança, também pela Série B, há 11 anos.
Em 2009 – Naquele 23 de outubro, o alvinegro dirigido por Marcelo Veiga venceu com gols de Sérgio Manoel, Léo Jaime, Paulinho e Lúcio. Note o leitor que Paulinho, é aquele mesmo que passou por Corinthians, Barcelona e hoje está na China. Naquela partida o Braga goleou jogando com Gilvan, Diego Macedo, Kadu, Carlinhos e Da Silva; Adãozinho, Paulinho, Lúcio e Sérgio Manoel (João Paulo); Léo Jaime (Danilo Bueno) e Frontini (Beto). O Fortaleza, do então técnico Roberto Fernandes, jogou com Douglas, Marcos Tamandaré (Vanderlei), Gilmak, Edson e Everaldo; Rocha, Ticão (Marcelo Nicácio), Coutinho e Saulo (Cristian); Marcelo Faria e Rogerinho. O gol de honra foi de Marcelo Nicácio.
Hoje – Com uma campanha ruim nesta volta à Série A, o Bragantino precisa vencer o time comandado por Rogério Ceni, pois terá pela frente, além deste, outros quatro jogos, e apenas um deles no Nabizão.
A derrota para o Coritiba, na semana passada, evidenciou que existem problemas dentro e fora de campo e muito embora isso não chegue até os torcedores, é flagrante o descontentamento de alguns jogadores. Uma derrota hoje pode agravar a situação do técnico Felipe Conceição.
O time realizou um coletivo-apronto ontem pela manhã e logo após o almoço embarcou para Fortaleza.
A equipe considerada titular estará desfalcada de três jogadores: o zagueiro Fabrício Bruno (expulso diante do Coritiba), o meia Matheus Jesus (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e o atacante Alerrando, artilheiro do time, que se contundiu no ombro. Os prováveis substitutos são Ligger, Lucas Evangelista e Ytalo. Se conseguir que o nome apareça no Boletim da CBF, o atacante colombiano Hurtado pode fazer sua estreia.
O provável Bragantino para encarar o Fortaleza: Cleiton, Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Ricardo Ryller, Lucas Evangelista e Claudinho; Artur e Ytalo (Hurtado) e Morato.
A CBF designou a equipe de arbitragem formada por Rafael Traci (árbitro principal, de Santa Catarina), os assistentes Alex dos Santos e Eli Alves (SC), o quarto árbitro, Luciano da Silva Miranda Filho (CE) e Heber Roberto Lopes (SC) como árbitro de vídeo.