José Felipe Bueno da Silva de 18 anos, é o ladrão mais do que atrapalhado que foi preso na noite de sexta-feira, 28, após cometer roubo a um estabelecimento comercial e depois disparar a arma contra si mesmo. O crime aconteceu em uma empresa às margens da Rodovia Capitão Bardoíno, no Jardim São Miguel. Além dele, um adolescente de 17 anos foi preso por envolvimento no crime. O baleado segue internado sob escolta policial para depois ser encaminhado ao xilindró. Além das equipes ROCAM e demais viaturas da PM, a equipe ROM – Roda Ostensiva com Motocicleta da GCM, prestou apoio durante toda a ocorrência, tanto com informações valorosas que auxiliaram na identificação dos marginais quanto nas diligências.
O crime – No início da noite de sexta-feira, 27, foi comunicado nas redes policiais – COPOM da PM e CCO da GCM – que indivíduos armados haviam realizado roubo em um estabelecimento comercial às margens da Rodovia Capitão Bardoíno. Eles haviam roubado um veículo Peugeot /207, braço, placas locais, EYU-7384 e uma grande quantia em dinheiro. Prontamente as equipes policiais foram ao local e as demais viaturas, tanto da GCM quanto da PM, ficaram em alerta, quando as redes policiais irradiaram que o veículo havia sido abandonado na Rua Izaltina Ayres Ferreira, na Vila Garcia. A informação ainda apontava que um indivíduo baleado havia saído do veículo.
Busca – Equipes da PM e GCM foram ao local e encontraram o carro com manchas de sangue e apuraram junto à populares que o marginal havia sido socorrido. Prontamente equipes da ROCAM – Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas – da PM iniciou buscas em hospitais da cidade e encontraram o indivíduo na Santa Casa. Lá ele alegou que havia sido vítima de tentativa de roubo e que foi baleado pelos supostos assaltantes. Porém, o conto de fadas inventado por ele não convenceu os policiais e ele foi submetido a reconhecimento fotográfico, que foi confirmado pelas vítimas do roubo no São Miguel, sem sombras de dúvidas. Dois homens que socorreram José Felipe foram identificados e encontrados e alegaram apenas levaram o marginal até a Santa Casa, desconhecendo a ação criminosa.
Em continuidade às diligências, os PMs e GCMs se deslocaram até a casa de José Felipe e em contato com sua esposa, mãe e irmã foram informados que elas já sabiam que ele havia cometido o crime e no local foram entradas as roupas usadas por ele no momento do roubo. Além disso as equipes policiais apuraram com familiares e vizinhos de que ele poderia ter cometido o crime com um adolescente que mora próximo à casa de José Felipe.
Com essas informações eles foram até a casa do adolescente e lá o encontraram na porta da casa e em contato com seu pai, foram autorizados a realizar uma vistoria no quarto do adolescente. Durante as buscas os policiais encontraram, embaixo de sua cama, R$ 2.830,00, e um celular. Questionado o adolescente disse inicialmente que o dinheiro era fruto de uma economia, porém ele não sustentou a versão e admitiu que José Felipe havia passado por ali baleado, precisando de socorro e que pediu para ele guardar o dinheiro, alegando que ganharia R$ 600,00 para esconder o produto do roubo.
Diante dos fatos o adolescente foi levado ao Plantão Central da Polícia Civil, onde o delegado autuou José Felipe por roubo e determinou a apreensão do adolescente, o autuando por ato infracional equivalente a roubo o encaminhando ao Juizado da Infância e Juventude. José Felipe foi submetido a cirurgia e assim que tiver alta prestará esclarecimentos e será encaminhado a cadeia. O carro e o dinheiro foram restituídos às vítimas.