O município atingiu ontem a marca de 3.016 pessoas infectadas com o novo coronavírus, o equivalente a 1,78% da população estimada em 168.668 habitantes. Com 45 óbitos confirmados, a taxa de mortalidade é de 1,49%, segundo a secretaria municipal de Saúde, dos óbitos registrados apenas dois deles não tinham comorbidades, todos os outros apresentavam algum fator de risco, sendo na maioria problemas cardíacos, o que inclui hipertensão.
Questionada sobre a queda nas internações em leitos SUS, hoje está em 66,7% em UTI e 43,3% em enfermaria, a secretária da pasta Marina de Oliveira, atribui a queda a conscientização e a adesão da população às medidas preventivas, e também ao tratamento precoce, hoje o município já tem 1.788 pessoas recuperadas da doença.
As internações do SUS da covid-19, sejam casos suspeitos ou confirmados, continuam centralizadas no Hospital de Campanha para pacientes da região bragantina, que abrange 11 municípios. Assim os leitos hospitalares da Santa Casa estão liberados para bragantinos provenientes de cirurgias eletivas.
Fiscalização – A fiscalização continua com os fiscais de posturas e da Vigilância Sanitária, além das Operações Bairro Seguro, com a participação da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Segundo último balanço, de 1 a 20 de agosto foram realizadas 3.329 inspeções, com 3.150 orientações, 04 notificações, 15 interdições de estabelecimentos, 07 multas aos estabelecimentos comerciais e 10 a transeuntes por falta de uso da máscara.