Um veículo roubado no início do ano passado foi recuperado pela Guarda Civil Municipal, por volta das 21h, de quarta-feira, 12, na Avenida Dom Pedro I, no Taboão. A prisão do receptador, aconteceu graças a ação do Sistema de Monitoramento da Guarda Civil Municipal, que através de câmeras estratégicas detectou o carro e comunicou as viaturas de patrulha.
O veículo, um Chevrolet/Spin, prata, ostentando placas FCB-0636, estava cadastrado como dublê e foi detectado pelo monitoramento na avenida dos Imigrantes, sentido ao bairro do Taboão. Prontamente, uma equipe que estava nas proximidades avistou o veículo na rotatória de acesso à Av. Dom Pedro I, sentido Rod. Fernão Dias, e deu ordem de parada. O condutor do veículo foi identificado como Aparecido Gilson Leite, de 40 anos. Foram tomadas as medidas de praxe e ao receberam a documentação notaram algo suspeito. Foi iniciada uma vistoria minuciosa no veículo e os GCMs constataram através da numeração do chassi, que o veículo havia sido roubado no dia 28 de fevereiro de 2019, na cidade de Itapecerica da Serra, na região Metropolitana de São Paulo. Os guardas constataram ainda que as placas originais eram de São Paulo, FSV-7159.
Questionado sobre a origem do veículo, Aparecido apresentou respostas controversas, ora alegando que o carro era emprestado, ora que o havia pego como pagamento de uma dívida, não apresentando provas concretas.
Diante dos fatos ele foi conduzido ao Plantão Central da Polícia Civil, autuado em flagrante por receptação e apresentado em audiência de custódia, sendo o veículo apreendido e recolhido ao guincho.
O que é o veículo dublê – Os veículos dublês, externamente, apresentam as mesmas características do veículo original, como a marca, o modelo e a espécie. Segundo o Detran, geralmente o veículo dublê é produto de roubo ou furto e é utilizado para “tentar manter o veículo com características de legalizado”.