Construída em 1913, a Estação do Guaripocaba, parte da estrada de ferro bragantina e uma das principais rotas de riqueza e desenvolvimento no período cafeeiro, foi totalmente restaurada, preservando a história e ajudando a fomentar ações culturais e turísticas locais.
As obras foram retomadas após a atual administração resgatar com a Secretaria de Turismo do Estado o convênio com o DADETUR e aprovar as mudanças no projeto, solicitadas em 2016.
“Estamos entregando a reforma total da Estação Guaripocaba no valor de R$1,2 milhão, com recursos oriundos da Secretaria de Turismo do Estado, através do DADETUR. Em 2017, retomamos as obras de restauro no local devido ao seu peso histórico e em homenagem aos ferroviários que tanto lutaram por Bragança. Com grande satisfação entregamos mais um equipamento histórico de extrema importância para a cultura e turismo local”, disse o prefeito Jesus Chedid.
A estação teve o telhado e a fachada recuperados, tratamento do madeiramento, instalação de playground, rede elétrica e hidráulica, restauração dos pisos, adequação acessibilidade, implantação de banheiro externo, pavimentação do acesso ao local, entre outros. Foram mantidas a composição original da estação, que tem parte da fundação construída com materiais europeus, como a plataforma de embarque, a bilheteria e o banheiro de ferro fundido.
“Com muita alegria e emoção entregamos mais um equipamento cultural e turístico totalmente revitalizado. Agradeço os empresários que, em breve, contribuirão para o bem-estar dos visitantes com a construção do restaurante”, falou o vice-prefeito Amauri Sodré.
A secretária de Cultura e Turismo em exercício, Ana Lucia Pereira, ressaltou o impacto positivo que a obra proporcionará ao município. “Quando a pandemia passar, os munícipes, turistas e profissionais do setor encontrarão uma cidade renovada, com polos de trabalho, desenvolvimento e diversas opções culturais e turísticas. ” Após a pandemia, o local deverá abrigar um restaurante para atendimento de turistas e população.
FOTO | SMCT |