“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”
(Provérbios 16:18, Bíblia Sagrada)
TOMBADO PELA SOBERBA
A derrota do Red Bull Bragantino para o Corinthians na quinta-feira,30, foi o resultado da soberba da equipe considerada a melhor do campeonato pelos pontos conquistados.
A humildade dos corintianos derrubou os soberbos aos 27 segundos de jogo numa falha que nem goleiro de veteranos dos arranta – tocos cometeria . Falhar todos falham, mas……….. .
O pulo errado do goleiro Júlio Cesar, lembrou a falha do goleiro Barbosa na copa do mundo de 1950, no Maracanã, quando a seleção brasileira perdeu do Uruguai e a copa por 2X1.
Coitado do Barbosa, 70 anos depois ele é lembrado. Até hoje o futebol brasileiro não perdoa aquela falha. E o goleiro Barbosa morreu com esse peso e nunca mais foi lembrado como o melhor goleiro do Brasil. É lembrado até hoje pela falha.
É claro que a falha do goleiro do Red Bull Bragantino não repetirá o destino estigmatizado de Barbosa e nem tomará as proporções da copa de 1950.
No fundo, no fundo, faltou aos “austríacos/bragantinos” a dose sempre fatal aos adversários do caipirismo local, da humildade, da onipresença do leão no peito e na alma. Sobrou toro loko e faltou leão. Mais uma vez ficou provado que só dinheiro não ganha campeonato. E o Corinthians falido financeiramente, que não tem dinheiro nem para pagar a conta de luz do estádio, e que até o final da primeira fase corria o risco de rebaixamento, pode se tornar campeão paulista.
Assim é o futebol, assim é a vida, assim é a soberba!
ONDE SERÃO GASTOS OS R$35 MI DA SABESP?
O prefeito Jesus divulgou ontem o destino dos R$35 milhões recebidos da Sabesp como parte do pagamento pela outorga dos serviços de água e esgoto da cidade.
O dinheiro vai ser investido em 21 obras de grande impacto sócio ambiental e sanitário, que certamente, mesmo tendo projetos prontos, todas não serão concluídas neste ano devido ao curto espaço de tempo.
Mas o importante está feito, ou seja a conquista dos recursos, os projetos e muitas dessas obras serão iniciadas. Leia nesta edição a relação completa das 21 obras.
CONVENCENDO
O empresário Flávio Rocha, dono das lojas Riachuelo, concedeu entrevista a Rádio Bandeirantes na manhã de ontem, em defesa da implantação de um imposto financeiro, segundo ele, não tem nada a ver com a famigerada CPMF. Diz ele que a intenção do Ministro Paulo Guedes é taxar e rastrear digitalmente pelo sistema bancário a movimentação financeira de todos, inclusive os informais, onde reside a maior fuga (ou sonegação) de impostos porque são quase impossíveis de rastrear pelo fisco.
A ideia reduziria a carga tributária das empresas de todos os portes de cerca de 60% atuais, para 16 %, incluindo os tributos de folha de pagamento que hoje passam de 20%.
O pensamento do empresário é bem racional e justo no meu entendimento. Recomendo que acessem o site ou o YouTube da Rádio Bandeirantes e ouçam o programa Jornal Gente de ontem. Vale a pena!
EXEMPLO
O empresário de forma bem simplista exemplificou: O restaurante ou lanchonete devidamente registrado nas prefeituras e Ministério da Fazenda, paga hoje altos impostos e os informais não pagam nada, ou seja, a refeição ou lanche que se come nesses estabelecimentos tem alta carga tributária, e a marmita ou lanche que o informal faz em casa, inclusive sem normas sanitárias, e entrega para ao consumidor não paga nada de imposto e promove injusta concorrência.
Com a implantação da formula sugerida, um dos aspectos importantes seria a tributação na movimentação bancária de cada um, aplicando uma carga de 0,2% de forma progressiva. Ou seja, não se tributaria mais a movimentação de mercadoria (ICMS) e sim o resultado final da comercialização.
PACOTE
Faltando cinco meses para terminar este mandato, o prefeito Jesus Chedid, está lançando nesta semana um pacote de obras, além das 21 anunciadas na manchete desta edição com recursos oriundos da negociação com a Sabesp.
Outro pacote, com recursos próprios, inclui implantação de 10 academias ao ar livre, e mais 20 que estão sendo licitadas, que somadas as 20 existentes totalizam 50 academias distribuídas entre a zona urbana e rural.
RUA MANOEL MESSIAS
O prefeito Jesus teria ordenado a secretaria municipal de Serviços acelerar a execução do projeto de recuperação da rua Manoel Messias, na Planejada I. Essa obra vem sendo protelada desde o governo Jango, que não teve a capacidade de urbanizar a rua onde residem mais de 200 pessoas. O vereador Mario B. Silva tem sido, durante os seus três mandatos, um ardoroso defensor das obras dessa rua que já foi alvo de várias reportagens da GB NORTE. A insistente ação do vereador que levou a situação ao conhecimento do prefeito teria resultado nessa ação imediata determinada à secretaria de Serviços.
REFLEXÃO: SALMOS -73:1-28
VAMOS DEDICAR O CÂNTICO DE HOJE A MEDITAÇÃO SOBRE A SOBERBA.
1 Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
2 Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
4 Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
5 Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
6 Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
7 Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
8 São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
9 Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
10 Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
11 E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
12 Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
14 Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
15 Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
16 Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
17 Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
18 Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
19 Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
20 Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
21 Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
22 Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
23 Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
24 Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
25 Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
27 Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
28 Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.