Em reunião realizada na quarta-feira, 15, a Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano teve a participação do secretário Municipal de Obras, André Monteiro, para falar sobre os projetos realizados recentemente no município e as próximas ações da pasta.
André Monteiro participou virtualmente dos debates e agradeceu a oportunidade de apresentar à população mais informações sobre as últimas obras entregues pela Administração e os próximos projetos. A primeira obra a ser comentada foi a do Lavapés, que foi entregue na manhã de terça-feira, 14, após quase 7 meses de necessárias intervenções, devido ao iminente de desabamento risco identificado no início do ano. Além das obras estruturais, também foram feitas intervenções viárias para que a fluidez no trânsito melhore na região.
Questionado sobre o contrato da Sabesp, André disse que segue em tratativa e que não tinha informações detalhadas sobre o caso, mas que em um primeiro momento deve ser feito um contrato de recapeamento por parte da Sabesp, o qual a prefeitura indicará as ruas que deverão ser contempladas com esse serviço, mas ainda está sendo feito um levantamento de quais ruas serão indicadas. Quanto aos demais investimentos, há uma série de obras prioritárias, mas ainda não há disponível quais são e nem o prazo das mesas.
Taboão – A presidente da comissão Fabiana Alessandri, questionou sobre os trabalhos de interligação da Rua Tupi, a construção da Praça da Poesia e construção de terminal urbano. “Essas alterações já estão detalhadas no projeto que teve a ordem de serviço assinada recentemente. Tivemos uma reunião com a empresa responsável ontem [terça-feira], eles já iniciaram o serviço, fizeram toda parte de demolições e estão finalizando os levantamentos topográficos para iniciarmos os serviços que terão visibilidade, que são a construção da praça, execução do terminal de ônibus e implantação da rua”, disse Monteiro.
O secretário explicou que o ponto mais importante para via é a travessia do rio. “Estamos terminando os estudos do tipo de travessia que será feito. Muito provavelmente será uma ponte. Estamos trabalhando o dimensionamento dessa ponte, prevendo chuvas de recorrência maior, para evitar que se posteriormente tiver qualquer outra obra no local, como alargamento de córrego, essa ponte não precise passar por mudança. Há outra ponte também na rua que vai ligar a Av. Alberto Diniz à Av.José Gomes da Rocha Leal. Estamos usando o mesmo critério, para que possa passar vazão bem grande por baixo dela”, disse. Questionado sobre início das obras, ele disse que o entrave maior da obra é a questão da ponte, por ter questões ambientais envolvendo o córrego. “Estamos finalizando os processos de licenças ambientais. Processo já está correndo. O que é fora de área de intervenção do rio vamos começar a mexer. Iniciaremos pela praça e delimitação do viário do terminal urbano”, informou.
Enchentes – Fabiana ainda pediu informações sobre os trabalhos da construção do piscinão na Av. Alberto Diniz. André informou que o projeto foi licitado junto com as obras previstas para o Lago do Orfeu e que aguardam finalização do certame para iniciar as obras. “Os dois serviços começarão ao mesmo tempo”, esclareceu. Sobre as enchentes na região do Jd. Califórnia e Vila Malva, André disse que as intervenções feitas pela Secretaria de Serviços no ribeirão do Califórnia já melhoraram a situação, mas com o piscinão o problema deve ser solucionado definitivamente. Em relação ao lago do Orfeu, André informou que no primeiro momento os trabalhos vão se concentrar na recuperação da barragem, para que fique pronta antes do período de chuvas.
Zona Norte – Mario B. Silva, um dos membros da comissão e atuante na zona norte da cidade, comentou os trabalhos da secretaria em vários setores da cidade e questionou se há projeto para Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, no bairro Planejada II. “Há muito tempo pedem para abrir a via para que tenha ligação com o terreno onde era o antigo Poupatempo. Essa seria uma via rápida para quem quer chegar a Rodovia Capitão Barduíno”, explicou que é uma solicitação antiga. “Temos projeto desenvolvido nesse trecho, foram solicitadas algumas alterações, estamos trabalhando para encaixar esse viário. Estamos em processo de revisão, para melhorar a questão do trânsito no local”, disse o secretário.
O vereador questionou sobre o lago do bairro Julieta Cristina, porém segundo André, não há nenhum projeto atualmente para o local, Mario também apontou problemas na Rua Elisário Eliseu de Oliveira, que está com afundamento. “Se não tomarmos cuidado o mais rápido possível, a via vai ficar intransitável. Peço que o senhor me acompanhe nesse local para ver essa situação”, pediu. O secretário se prontificou a visitar o local o quanto antes.
Jd. Público – A vereadora Rita Leme perguntou sobre os projetos com parque inclusivo e brinquedos adaptados para o Jardim Público. “O projeto do Jardim Público está em fase final e a questão do parque inclusivo que foi discutida está dentro do orçamento. Aguardamos o posicionamento da Administração para ver a previsão de andamento desses projetos que já estão prontos. Projeto e orçamento estão prontos, precisamos verificar agora o que será feito. Temos a questão da pandemia, controle de gastos, mas da nossa parte estamos com as coisas prontas”, informou Monteiro.
Vila Aparecida – O vereador Sidiney Guedes pediu informações sobre as obras na Avenida Santa Isabel no bairro Vila Aparecida para a contenção de enchentes. “Temos projeto de ampliação da rede de captação das águas fluviais e também projeto de reservatório de contenção nas proximidades da antiga rodoviária”, esclareceu o secretário. Sidiney recordou que os projetos seriam realizados com verba do Governo Federal que foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas de qualquer forma os projetos já estão desenvolvidos e agora a administração vai definir como executá-los.
O vereador também indagou o secretário pela média de obras realizadas pela pasta e suas atribuições. Monteiro afirmou que, ao longo destes três anos e meio da Administração, cerca de 400 obras passaram pela secretaria. “Temos duas funções básicas: a execução de projetos e orçamentos para as obras e, depois, o acompanhamento das obras do início ao fim. As obras sempre têm uma secretaria responsável, que acompanha os trabalhos, além de nós. É um trabalho feito a várias mãos. Algumas obras contamos muito com a secretaria de Serviços pelo conhecimento e expertise que eles têm nessa área”, detalhou.
Natanael Ananias apresentou a questão das obras na Estrada Municipal Aurélio Frias Fernandes. “Estamos aguardando a finalização da licitação, homologação e assinatura de contrato. Temos tudo preparado para iniciar, assim que legalmente possível, inicia-se a execução”, informou o secretário. A questão das perimetrais está na mesma situação.
Com o término dos questionamentos, a comissão seguiu a pauta com a designação de relatores das próximas matérias em análise. A Comissão volta a se reunir na quarta-feira, 22, às 9h. As atividades serão realizadas virtualmente, podendo ser acompanhadas pela internet nos canais digitais da Câmara.
FOTO | DCI |