A prefeitura, segue dando continuidade aos projetos que auxiliam no cuidado e resgate dos animais da cidade. Além do Castramóvel, que teve suas atividades retomadas na última semana em sistema drive-thru, e o SAMUVET que funciona 24h no resgate de animais doentes ou machucados, em situação de rua e vulnerabilidade. A iniciativa, que começou em 2019, já atendeu 2.350 ocorrências, sendo 1.412 cães, 681 gatos e 257 outros tipos de animais.
Após o resgate, muitos desses animais não têm para onde ir ou um local adequado para se recuperar. Por conta disso, através de uma gestão compartilhada entre a secretaria do Meio Ambiente com a Associação Faros d’Ajuda, os animais são encaminhados ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos, que também funciona 24h para o monitoramento e acompanhamento dos animais abrigados no local, assim como para o atendimento emergencial dos resgatados.
Centro de Zoonoses – Para o atendimento desses animais, a prefeitura está construindo o Centro de Zoonoses numa área de 990m² junto ao Canil Municipal, no Jardim Morumbi, na zona norte da cidade. O local terá centro cirúrgico, unidade de vigilância de Zoonoses, sala para pós-operatório e recuperação, antissepsia, ambulatório, canil e gatil individual, departamentos de ração, equipamentos e material de campo, sala de vacinação e avaliação animal, sala de capacitação técnica, administrativa, recepção, rampa de lavagem e descontaminação de veículos, entre outros.
Fotos: SECOM