Ação excepcional da equipe de Força Tática terminou com a prisão de três marginais e com a apreensão de 14,580 kg de maconha, que seriam fracionadas e vendidas pelas biqueiras de Bragança, quebrando a banca do tráfico de drogas que age em Bragança. A ação, orquestrada pelo Comando de Força Tática, aconteceu por volta das 21h40 de quarta-feira, 17, e foi digna de filme hollywoodiano, com tentativa de fuga, perseguição por mais de 4 km e a prisão dos marginais. Um deles ficou seriamente ferido e foi encaminhado pelo SAMU à Santa Casa local.
A prisão é um reflexo de competência da equipe de Força Tática do 34º Batalhão de Pilicia Militar do Interior – BPMI – e mais um duro golpe nos traficantes que agem em Bragança que desguarnece o fornecimento de maconha para diversas biqueiras da cidade. Aliás, as equipes de Força Tática têm atuado de forma incisiva e cirúrgica contra traficantes que agem nas cidades sobre a tutela do 34º BPM-I. Para a Major PM Viviane Cristina Santana, a PM tem vem cumprindo com maestria sua função em defender a cidade deste tipo de criminosos. “A Polícia Militar cumprindo seu compromisso de proteger as pessoas, fazer cumprir a lei, combater o crime e preservar a ordem” disse a Major PM Viviane.
Perseguição e fuga – Segundo apurado, a equipe do Comando de Força Tática patrulhava pela Santa Terezinha, quando avistou o veículo, Fiat/Pálio, preto, placas locais, DRR-6084, com dois indivíduos em atitude suspeita transitando pela rua Dr. Freitas. Prontamente os policiais deram ordem de parada ao veículo com sinais sonoros e luminosos, porém o condutor desacatou a ordem e fugiu em alta velocidade pela via. Foi iniciado a perseguição ao Pálio que seguiu para a região central da cidade, passou em frente ao estádio Nabi Abi Chedid, e desceu a rua José Raposo Medeiros até a avenida dos Antônio Pires Pimentel, onde, sem habilidade para fugir da “Barca”, o condutor perdeu o controle de direção, subiu com o carro na calçada e colidiu contra um poste de iluminação. Porém, o acidente não conteve os marginais que saíram correndo na tentativa desesperada de fugir da equipe policial. Durante a fuga um deles, identificado como Edson Lucas Ramos Frazão, de 24 anos, descartou uma mochila no jardim de um condomínio, antes de cair em um desnível no cruzamento. Ele sofreu ferimentos e foi socorrido pelo SAMU à Santa Casa. Com ele os policiais encontraram R$ 50,00, um celular e na mochila por ele dispensada foi encontrado um tijolo de maconha partido ao meio. Em vistoria ao veículo, os policiais encontraram mais dois tijolos de maconha partidos ao meio embaixo do banco do motorista. Ao todo as drogas apreendidas com a dupla pesaram 2,562 Kg.
Enquanto isso, a equipe perseguia o outro indivíduo que foi alcançado e detido no Lago do Taboão. Identificado como Pedro Paulo de Oliveira Chaves, 24 anos, os policiais encontraram com ele um celular e R$ 20,00 em dinheiro.
Ambos foram questionados sobre as drogas e afirmaram que eles tinham mais tijolos de maconha em uma casa na rua João Franco, no Cruzeiro.
“Mocó” no Cruzeiro – Informados por Edson e Pedro que mais drogas estariam escondidas em uma casa na Rua João Franco, os policiais foram até o local para averiguação. Assim que chegaram eles foram atendidos por um indivíduo identificado como Rodrigo Luís da Silva, de 27 anos e o questionaram sobre as drogas. Ele prontamente assumiu que guarda drogas na casa e em vistoria os policiais encontraram mais 14 tijolos de maconha pesando 12,018Kg, além de duas balanças digitais de precisão e um celular.
Diante dos fatos, Rodrigo e Pedro foram levados ao Plantão Central da Polícia Civil, onde foram ouvidos pela autoridade de plantão, que autuou o trio em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo Rodrigo e Pedro encaminhados à audiência de custódia, enquanto Edson permanece no hospital sob escolta policial, para depois ser encaminhado à cadeia. Foi apurado que ele sofreu fraturas no cotovelo direito, punho esquerdo e deslocamento de face, passando por cirurgia.
O veículo usado na fuga foi recolhido ao guincho. As equipes de Força Tática das viaturas 74 e 20 prestaram apoio a perseguição e andamento da ocorrência