Últimas Notícias

Incubadora de Artistas de Atibaia realiza evento literário neste sábado

Nova ação da Campanha do Agasalho acontece na Vila Bianchi e região

Festival de Inverno movimenta Serra Negra com programação até julho

Castramóvel estará no Posto de Monta no próximo dia 27 de junho

Técnicos esclarecem dúvidas sobre obras do lago do Orfeu

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
segunda-feira, junho 23, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Cidade

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: CRIMES AMBIENTAIS CONTINUAM A DEGRADAR O MEIO AMBIENTE BRAGANTINO

por Redação GB
junho 6, 2020
no Cidade, Meio Ambiente
0
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE:  CRIMES AMBIENTAIS CONTINUAM A DEGRADAR O MEIO AMBIENTE BRAGANTINO

 

A cada ano que passa, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente em Bragança Paulista parece cada vez mais um capítulo de uma história de terror. Como exemplo, as lambanças, cada vez maiores e desavergonhadas realizadas pela Associação dos Proprietários do Loteamento Residence Euroville parece não ter fim. Tem sido comum a todo ano, uma inusitada novidade da Associação do Euroville, que degrada e decompõe o abalado meio ambiente bragantino.

Dessa vez foi a atabalhoada obra de complementação do sistema de drenagem do Euroville que, a cargo dos entendidos diretores da Associação do Euroville, acabou por lançar a céu aberto, sem nenhum sistema de controle, águas volumosas e destrutivas dentro da Área Institucional do Loteamento.

A Associação do Euroville executou obras de drenagem que lançam águas destruidoras no interior da Área Institucional do Loteamento, que pertence à Prefeitura. Essa obra tem causado grande processo erosivo, formando verdadeiras voçorocas na área pública e levando todo esse sedimento para a bacia do ribeirão Lavapés, através do ribeirão do Caete, que é considerado crime ambiental.

E se a coisa já parece feia para o Meio Ambiente, pode  se ter certeza, que nas mãos dos irreverentes diretores da Associação do Euroville, poderia  ficar muito pior. E ficou.

A mesma Área Institucional vítima da erosão causada pelas obras da Associação , foi também assolada recentemente por intenso incêndio, causando a destruição de toda vegetação em franca regeneração ali presente. Esse fogo atingiu também o sistema de lazer desse loteamento, e apesar do Decreto de Fechamento conseguido pela Associação , que a obriga a zelar e cuidar dessa área, a mesma nada fez. Nem mesmo se utilizou de todo sistema de combate a incêndio que a entidade possui. Uma lástima que mostra, uma vez mais, o desleixo e o descaso  com o Meio Ambiente, que ela se obrigou a zelar, e não fez nada.

Por outro lado, a mesma Associação continua insistindo nas insidiosas placas que tem colocado e mantido em algumas áreas verdes no entorno do condomínio em franca anunciação enganosa. São placas que indicam serem essas áreas, protegidas e recuperadas pela “benevolente” Associação do Euroville. Acontece que na verdade não são recuperações de áreas degradadas (como indicam as falsas placas) nem ao menos a Associação  é protetora ambiental, pois esses plantios que ela realiza nessas áreas é, na verdade, por Compensação Ambiental de crimes que ela mesmo cometeu, ou seja, está pagando ,como pena ,pelos danos que foram cometidos  como contra partida por crime ambiental. Nada de benevolência nessa história. Só insídia e falsidade ideológica, exposta descaradamente em placas públicas.

E continuando na agressão ambiental, a Associação  continua a cortar as árvores plantadas pela Loteadora, destruindo premeditadamente  a arborização do loteamento. Se ao menos plantassem outra árvore no lugar mas, nada. O loteamento em breve ficará sem praticamente nada de árvores. Essa é a contribuição da entidade para o bem-estar dos moradores do loteamento, na questão ambiental. A arborização das vias é obrigação legal conforme o decreto de fechamento no. 2267/16.

O início do vil projeto da eliminação das árvores do loteamento, as quais foram plantadas pela Loteadora, atendendo a legislação municipal, foi praticada em grande escala, sob a falsa alegação de que as árvores eram particulares. Na seqüência, impedida de dizimar as árvores, a Associação do Euroville iniciou a prática criminosa de podas drásticas que, na seqüência, acaba matando a árvore.  Porém, todos esses atos, caracterizados como crimes ambientais, foram “resolvidos com brandos TACs (Termo de Ajustes de Conduta) onde a Associação  se obrigava, como punição, a plantar outras árvores em locais determinados pela Prefeitura. Porém, por falta de atenção da Secretaria do Meio Ambiente, deixou a Associação do Euroville de replantar as árvores no loteamento, de onde elas foram criminosamente suprimidas, contrariando a legislação ambiental municipal, que exige a arborização das vias públicas.

O que chama a atenção é a forma, invariavelmente insidiosa de agir, registrada nas falsas placas, como marca registrada da  Associação do Euroville, “comandada” em caráter vitalício por um ex-presidente que  se ocupa  atabalhoadamente, em administrar condomínios.

O assoreamento do Lago do Orfeu, a colocação irresponsável e inconsequente de um depósito e transbordo de lixo do lado do Booster da Sabesp, a concretagem de Áreas de Proteção Ambiental, e outras tantas peripécias de igual quilate, compõe um currículo desmerecedor e irreverente da citada Associação, até quando não se sabe, pois, o cargo de diretor presidente tem o caráter “vitalício” na concepção da diretoria.

De forma lamentável os defensores públicos do meio ambiente, talvez desatentos, permitem o sucesso e a continuidade dos crimes ambientais em nossa cidade, já denunciadas amplamente na edição no. 3113 de 28 de maio de 2016.  (Matéria completa ao fim do texto*)

Acontece que a falta de controle das podas necessárias e obrigatórias a cargo da Associação do Euroville leva conseqüentemente ao gigantismo das árvores, o que as condena em cortes futuros. Parece ser esse o objetivo criminoso, e estratégia maligna da Associação do Euroville para a eliminação completa da arborização das ruas do loteamento.

Segundo se comenta  entre condôminos e proprietários, o presidente de fato da Associação do Euroville continua sendo  um ex-presidente, que mora em  Minas Gerais e que pode estar dirigindo a entidade  a distância por via WhatsApp e e-mails , tendo como gerente geral, pessoa próxima de seu relacionamento em caso explícito de nepotismo funcional. Teoricamente, segundo associados, o então presidente de “direito” Sr. Alexandre Palomo, exerceria o cargo como se fosse uma  “Rainha da Inglaterra”.

Enfim, mais um capítulo da trágica novela caracterizada na irreverência e desobediência da malfadada diretoria da Associação do Euroville, que vem, desde muito tempo, praticando atos reprováveis e repreensíveis, que pode ser sintetizado nas palavras do sr. Secretário Municipal de Planejamento de 2011, que diz: “As irregularidades urbanísticas promovidas pela Associação do Euroville ferem a legislação municipal, em especial o Código de Obras – Lei 1146/71; e o Código de Urbanismo – Lei 556/07 e o Plano Diretor – Lei Complementar 534/07.

Em outro caso antigo, embora plenamente divulgado pela GB, áreas verdes do loteamento Santa Helena, continuam invadidas e privatizadas pelos proprietários dos lotes vizinhos, e nada de eficaz se consolidou pela defesa da área pública.

Então, no dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem, Bragança Paulista tem pouco a comemorar e muito a cobrar.

_____

Reprodução da denúncia de 28/05/2016:

ASSOCIAÇÃO DO EUROVILLE  COMETE MAIS CRIMES AMBIENTAIS

Mesmo após a condenação em primeira instância, pelo crime ambiental de assoreamento do Lago do Orpheu, e mais uma dezena de outros crimes ambientais que ainda perduram impunes, a Associação dos Proprietários do Loteamento Residence Euroville continua livre e impunimente cometendo novos crimes ambientais, sob vistas grossas das autoridades públicas. No seu histórico, de forma ardilosa e criminosa, a associação concretou o entorno da APP – Área de Proteção Permanente da Praça Coloseo, que tem uma nascente bem no centro da praça. Na ocasião, para ocultar o crime ambiental, a associação colocou uma falsa informação com uma placa com os dizeres A.P.A – Área de Proteção Ambiental o que não é o caso. No final dessa história, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura, de forma lúdica, fez com que a Associação trocasse a placa, no entanto, não se sabe por que, permitiu que  mantivesse o piso de concreto ao invés de exigir um piso drenante, ecologicamente mais adequado. Também em caso semelhante de crime ambiental a mesma associação se recusou a retirar uma antiga lixeira de transbordo que se localizava dentro da APP do Lago do Orfeu. Após insistentes descumprimentos de prazos para a remoção da lixeira, a Prefeitura Municipal registrou na delegacia local um Boletim de Ocorrência denunciando a associação por crime de desobediência. Somente após esse procedimento, a associação retirou a poluidora lixeira da APP do Lago do Orfeu. Nesse caminho de irreverência e desobediência, a diretoria da associação promoveu obras clandestinas nas vielas do loteamento, desrespeitando as ordens de paralisação e embargo, resultando em novo crime ambiental por assoreamento do Lago do Orfeu e já condenada pela justiça em primeiro grau. Corroborando com as ilicitudes ambientais há também o registro de advertência por parte da SMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo fato da associação jogar entulhos na APP do córrego do Grimello. Enfim, uma avalanche de procedimentos caracterizados como crimes ambientais nos termos da legislação federal. Muitos desses crimes ambientais permanecem impunes até hoje! A constante e problemática má gestão administrativa de bens públicos é indiretamente comandada pelo -juiz de direito aposentado Tarcisio Alves da Fonseca que,na base da repugnante carteirada e desrespeitando os princípios de ética e moralidade, contratou seu genro para gerenciar o loteamento. Assim o gerente Adriano Cubateli, que se apresenta como um comerciante de bebidas, cumpre a função técnica e administrativa de gerir o loteamento, em nítido e descabido nepotismo, sem a mínima condição para o importante cargo, o que concorre para a continuidade dos desmandos urbanísticos e crimes ambientais, para a desgraça geral. O atual presidente da Associação, Alexandre Palombo de Farias permite, resignado e subserviente, a continuidade das ilicitudes administrativas e ambientais, adentrando passivamente ao campo da negligência e da omissão.

Tags: bragança paulistacrime ambientaleurovillemeio ambiente

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

janeiro 18, 2025
Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

janeiro 11, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Cultura

Incubadora de Artistas de Atibaia realiza evento literário neste sábado

junho 20, 2025
Cidade

Nova ação da Campanha do Agasalho acontece na Vila Bianchi e região

junho 18, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.