Em Audiência Pública da Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou no início da semana a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020.
A apresentação foi feita pela coordenadora do Fundo Municipal de Saúde Renata Marcelino e o Assessor de Gabinete Marcus Leme, que abordaram as aplicações do recurso financeiro, oferta e produção de serviços.
No período, o investimento foi de R$ 84.491.808,79, dos quais 69% correspondem a recursos municipais. A aplicação foi de 18,51%, superior à aplicação Constitucional que preconiza o mínimo de 15%. Ao todo, foram 67.512 consultas médicas, 21.172 de enfermagem, 35.079 procedimentos odontológicos, 4.515 visitas domiciliares, 6.991 consultas coletivas e em grupos através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, 4.376 visitas domiciliares do Programa de Atendimento Domiciliar – PAD, entre consultas e procedimentos, 12.594 atendimentos e procedimentos no ambulatório de especialidades, 5.025 atendimentos de Atenção Psicossocial, entre outros.
A secretária municipal de Saúde Marina de Oliveira falou sobre o enfrentamento da Covid-19 e a atualização de casos do município, salientou que devido à pandemia houve um freamento nos atendimentos eletivos, em que todas as 29 unidades de saúde se dedicaram aos atendimentos de síndromes gripais. “Logo após, conseguimos designar a UPA Bom Jesus para fazer atendimentos de síndromes gripais e a UPA Vila Davi para outros casos. Com isso, a rede também voltou a sua normalidade de atendimentos eletivos”, conclui.
Participaram da audiência , os vereadores da Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social, João Gabriel, Bugalu, Natanael Ananias e Dr. Claudio, a presidente da Câmara Municipal Beth Chedid e dos vereadores Paulo Mário, Rita Leme e Marco Marcolino.
FOTO/SECOM