EM TEMPO DE PANDEMIA
Isolado que estou desde início de março, maioria das fontes também cumprindo a proteção contra o coronavirus, informações politicas rareiam. Rareiam porque em época de muda, passarinho não canta.
Estamos a menos de cinco meses da eleição municipal e o povo não tem informação sobre possíveis candidatos. O silêncio dos partidos políticos é mau sinal. O único partido que tem certeza que terá candidato é o DEM do prefeito Jesus e do deputado Edmir Chedid, os demais estão calados. Há especulações, mas nada que possa ser levado a sério.
Em nome da pandemia, a exemplo das reprises que as emissoras de TV e rádio estão promovendo, resolvi reeditar alguns episódios que reputo importante para a imprensa bragantina e para política local.
DÉCADA DE 80 DO SÉCULO 20
Esta década foi a mãe da GB. O jornal foi fundado em 17 de abril de 1986. Uma manchete da GB quebrou os paradigmas da imprensa na época. O prefeito era José de Lima (ARENA), que já havia sido prefeito entre 1972 e 1976. Elegeu Alberto Diniz para o mandato seguinte e em 1982 se elegeu de novo. Mas entre 1972 e 1976, José de Lima promoveu a industrialização da cidade. Promoveu também aprovação de loteamentos, como o Jardim das Palmeiras e outros com apoio da Câmara Municipal, desapropriações e doou áreas para as indústrias interessadas. No segundo mandato já no PDS, porque a ARENA foi extinta (1982/86), haviam suspeitas de corrupção e mau uso do dinheiro público que, supostamente vinham desde o primeiro mandato.
A GB fez denúncias e abriu manchete, em 1988, ano eleitoral. A manchete era “Enfim, José de Lima processado por corrupção”, narrando os fatos. Bragança em 1986 tinha um juiz e um promotor. O jornal e eu fomos processados e perdemos. Fui condenado (não vou entrar no detalhe do advogado e nem da sentença) a prisão e por benefício da lei, por ser primário cumpri a sentença em regime domiciliar. A privação da liberdade foi um dano terrível para mim, mas não esmoreci.
Na próxima semana conto mais.
BOLSONARO-1
Como jornalista raiz (já que é moda falar raiz para tudo que é original e verdadeiro) fico triste ao ver as emissoras de rádio e TV, jornais como Folha, Estadão, Globo, e sites de notícias trabalharem intensamente para desestabilizar o governo Bolsonaro.
57 milhões de brasileiros votaram em Bolsonaro. 43 milhões votaram em outros candidatos. É a democracia. Quem perde aceita a derrota e deveria ajudar recuperar o que os representantes dos 47 milhões derrotados roubaram em 13 anos e quebraram o País. Essa seria a lógica consciente para quem quer um Brasil melhor. Os representantes dos 47 milhões de derrotados poderiam tentar desmacular sua história construindo propostas para um Brasil melhor. Em 2022 tem outra eleição. Reconstrói, deixa de ser terrorista, corrupta, perdulária e ordinária. Mas não será assim, infelizmente, essa gente não se emenda.
BOLSONARO-2
O presidente Bolsonaro é raiz, fala a língua simples e objetiva do povo, é homem disciplinado na caserna, sem demagogia. Isso desagrada quem esperava um aristocrata. Ele peca quando deixa, ou esquece, da liturgia do cargo. Mas não é ingênuo, até porque tem na sua história 28 anos de experiência de política, na Câmara Federal, no Congresso Nacional.
A esquerda não está quieta como muitos pensam. Age como parasita do erário da era Lula/Dilma, agora impedida de parasitar. E isso deve doer muito.
A missão dos derrotados é tentar não deixar Bolsonaro governar.
NEM TUDO SÃO ROSAS
Bragança continua sendo recuperada do desastre da gestão do PT (2013/2016). A cidade já melhorou muito com a administração do prefeito Jesus e do vice Amauri. Não é só com obras de recapeamento, manutenção em geral de ruas e avenidas, recuperação, ampliação e construção de escolas, postos de saúde, mas também com organização administrativa, jurídica e financeira que Jesus está reconstruindo Bragança pós caos herdado do governo petista.
Mas nenhuma administração pública é perfeita. Nem tudo são rosas.
D.E.R
O Departamento de Estradas e Rodagem (D.E.R) nunca foi tão eficiente na manutenção e fiscalização da malha viária da região. Mas não é de graça. Armadilhas de radares escondidas em curvas e retas são uma maravilha e, via multas, ajudam pagar a manutenção das estradas, além do IPVA, etc.
TRABALHO
Não se pode negar a aplicação e eficiência do vereador Mario B. Silva na defesa e conquistas de melhorias para a zona norte. Construção do novo Mercado Municipal, recapeamento das ruas da Hípica Jaguari, ligações de água no Julieta Cristina, construção de posto de saúde na zona rural e ampliação e reforma de escolas, são ações persistentes do vereador ao longo de seus três mandatos, muitas das quais estão sendo executadas agora pelo prefeito Jesus.
PREFEITO
Já que não se tem notícia de candidatura a prefeito em Bragança, em São Paulo o clima político está quente. Marta Suplicy que saiu do MDB e está no partido Solidariedade poderá concorrer a prefeita ou compor segundo interesses de uma frente ampla que se organiza na capital.
Além de Bruno Covas (PSDB) que pode tentar a reeleição, Andrea Matarazzo, do PSD, é sério candidato para conseguir a indicação do partido para concorrer à prefeitura.
Outra conquista do presidente do PSD, Gilberto Kassab, foi a do ex-deputado estadual por duas legislaturas e presidente do Sindicato da Construção Civil de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho (Ramalho da Construção) que deixou o Solidariedade.
REFLEXÃO SALMO 39:1-15
1-Salmo muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
2-Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
3-Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
4-Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
5-Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
6-Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
7-Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
8-Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
9-Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
10-Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
11-Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
12-Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
13-Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
14-Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
15-Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.