Na tarde desta segunda-feira, 6, a Prefeitura Municipal, através o segundo boletim diário, enviado às 16h30, confirmou que um homem de 63 anos, que testou positivo para covid-19, e estava internado na UTI, evoluiu à óbito. No boletim da manhã, a secretária de Saúde, Marina de Oliveira, anunciou o segundo óbito por covid-19 em Bragança. Trata-se de uma mulher de 44 anos, que estava na UTI e faleceu no domingo, 5. Segundo a secretária, através de exame de laboratório particular, foi confirmado que a vítima tinha o covid-19. Agora o número de óbitos confirmados por covid-19 sobe para 3, a primeira foi uma mulher de 78 anos que faleceu na semana passada. Outras 4 mortes que estão sob suspeita de covid-19 aguardam análise do Instituto Adolfo Lutz. A secretária ainda informou que dos 91 casos notificados, 24 casos foram descartados e 25 confirmados por convênio e aguardam contraprova. Outros 42 casos sob suspeita estão aguardando retorno do Instituto Adolfo Lutz. Por conta da demora nas análises de casos suspeitos pela alta demanda atendida pelo Instituto, Marina explicou que a prefeitura contratou um laboratório particular, através da Santa Casa, para análise mais rápida dos casos sob suspeita de covid-19.
Atualmente 9 pessoas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 3 na Santa Casa, um homem de 79 anos, uma mulher de 73 anos e um homem de 63 anos, que faleceu a tarde, todos positivos para covid-19. Outras três pessoas estão internadas na UTI do HUSF, sendo um homem de 78 anos sob suspeita e uma mulher de 35 anos que testou positivo para covid-19. No Hospital Bragantino, mais três pessoas estão internadas e testaram positivo para o vírus sendo: um homem de 54 anos e duas mulheres de 52 e 66 anos. O último paciente bragantino está internado na UTI do Hospital Novo Atibaia, sob suspeita do covid-19.
Outras 11 pessoas estão isoladas em enfermaria dos hospitais, sendo cinco sob suspeita e outras 6 confirmadas para o vírus. 41 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo 30 sob suspeita e 11 confirmadas pelo covid-19. Segundo ela, alguns dos casos em isolamento domiciliar já estão curados e outros ainda em tratamento.
Segundo Marina, a primeira comorbidade que leva a morte no covid-19 é a cardiopatia com relação direta aos hipertensos, a segunda é a diabetes e a terceira são doenças pulmonares.
Recomendações – Marina reforçou para que a população continue com as medidas de prevenção tanto de forma individual como coletiva. Ela destacou que lavar as mãos com água e sabão é a melhor forma de matar vírus e bactérias além de não compartilhar objetos de uso pessoal. Ela recomendou, que neste momento de quarentena, a higienização da casa é essencial para a saúde da família e que pessoas com comorbidades, ou acima dos 60 anos tomem sol para reforço da vitamina D, que aumenta a imunidade, façam exercícios e tomem bastante água, tenham uma alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico. No coletivo, a secretária reforça a recomendação de evitar aglomerações e quando necessário tomar todos os cuidados necessário para evitar o contagio, principalmente para pessoas do grupo de risco.
Marina explicou que a prefeitura tem feito a higienização das praças e logradouros públicos e que nesta semana, uma empresa contratada realizará a desratização e desinsetização dos bueiros como forma de prevenção, não só do covid-19, mas também de outras doenças.