“Cabeça a cabeça”, assim foi a disputa do título do Carnaval 2020 entre o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba 9 de Julho e a Faculdade do Samba Dragão Imperial. As escolas empataram na pontuação das notas, 269 pontos, e nas notas de três quesitos de desempate – Comissão de Frente, Bateria e Evolução, ficando o desempate para o quesito Harmonia, onde um 9,75 tirado pela 9 de Julho deu a vantagem e o segundo título consecutivo do carnaval bragantino, o 17º na história da escola. A Acadêmicos da Vila foi a terceira colocada com 267,75 e a Mocidade Júlio de Mesquita foi a rebaixada com apenas 223,75, após sofrer uma penalidade de 35,50 pontos
Segundo o presidente da Liesb, Noy Camilo, o desempate no quarto quesito é uma situação inédita no Carnaval bragantino. Ele parabenizou as todas escolas pela apresentação e destacou que as agremiações precisam se unir para que o carnaval bragantino continue forte. No grupo de acesso a Império Jovem foi a melhor e com 259,75 e desfilará no Grupo Especial em 2021.
Grupo Especial – Apresentando o enredo “Sim, Nós Podemos”, um tributo à raça negra, a 9 de Julho fez um desfile técnico e impecável e arrancou notas máximas em cinco dos oito quesitos. O presidente da agremiação João César Maganelli, o Cesinha, falou sobre a emoção de ser bicampeão, após uma licença da escola por um ano “Depois de ficar um ano fora e voltar com essa força é muito gratificante. Foi um Carnaval totalmente técnico, viemos menor, só que viemos com o regulamento embaixo do braço. Sabemos o critério da empresa que julga o carnaval. Saímos um pouco mais lento por conta da comissão de frente e o casal estar na frente da escola e precisávamos parar para fazer a apresentação aos jurados então não deixamos de evoluir, foi tudo pensado” explicou. O presidente ainda disse que o carnaval bragantino tem o nível de grupo de acesso de São Paulo, e deveria ser um pouco mais valorizado pelas pessoas que só criticam “O carnaval de Bragança é muito grande no interior do estado é saber aproveitar isso que dá para engrandecer o turismo na cidade” finalizou.
Homenageando a cidade de Socorro, a Faculdade do Samba Dragão Imperial liderou por 0,25, até a nota de alegoria da segunda cabine de jurados, quando tomou um 9,75, empatando a disputa com a campeã. A partir daí a disputa foi nota a nota e a Dragão chegou a liderar novamente no final da apuração, quando tirou 10 no quesito evolução contra 9,75 da 9 de julho. Porém, a azul e rosa não espera que a nota a seguir a tiraria do páreo por 0,25 pontos. No quesito Harmonia, o último jurado deu a nota 9,50 para a Dragão Imperial e 9,75 para a 9 de Julho, sagrando a vermelho e branco, campeã de 2020.
A Acadêmicos da Vila apresentou o enredo “Peabiru, O Místico Caminho do Sol” e cometeu pequenos erros que tiraram notas importantes. A escola estava empatada com a 9 de julho, e apenas 0,25 pontos atrás da Dragão Imperial, até que um 9,50 tirado no quesito alegoria, tirou a azul e branco da disputa.
Já a Mocidade Independente Júlio de Mesquita apresentou o enredo “O Leão Rei. Ele vive ele reina”, contando um pouco da história da escola e do seu símbolo, o Leão. Porém, problemas com o número de componentes, a escola apresentou 143 de 250 exigidos no regulamento e 5 baianas contra 10 obrigatórias, prejudicaram a escola, que perdeu 35,5 pontos, um ponto por quesito descumprido e 0,25 por falta de componente. A agremiação somou 223,75 e se apresentará no grupo de acesso de 2021.
Esse ano a Unidos de Lavapés não participou dos festejos, após pedir licença de 1 ano. A própria 9 de Julho fez o mesmo em 2018, ficando de fora e agora conquista seu segundo título consecutivo.
Grupo de acesso – Com o enredo “Do papel a realidade, criando alegrias” a Império Jovem levou a avenida uma homenagem aos próprios membros da escola, que durante todo o ano trabalham para transformar as ideias do enredo criado em realidade, criando a alegria do Carnaval.
Mesmo perdendo quatro pontos por estourar o tempo em 3 minutos a escola superou a Sociedade Cultural Fraternidade e com 259,75. A Fraternidade, que levou à passarela Chico Zamper sua própria história com o enredo “Fraternidade, Fratê… 20 anos de amor e respeito ao pavilhão e a comunidade!!!”, foi punida com a perda de 7,25, por apresentar 125 componentes dos 150 exigidos em regulamento, perdendo um ponto por não cumprir o quesito e 0,25 por componente. Porém, mesmo sem as penalidades, a Império Jovem levaria o caneco com 0,25 de diferença. O presidente da Império, Elvio Martins, falou que o título é uma recompensa ao trabalho e a organização de todas as pessoas empenhadas no carnaval. Agora no grupo especial o presidente considera que o trabalho será dobrado, principalmente para manter a escola no grupo especial. “Temos que trabalhar muito para colocar um carnaval bonito para a gente chegar perto das grandes escolas”. Élvio disse ainda que o trabalho já começa logo após a quaresma com a escolha do enredo para 2021.
Chico Zamper lotada – O carnaval em Bragança voltou a lotar a passarela Chico Zamper. Esse ano a novidade estrutural da avenida foi a cobertura das arquibancadas, que proporcionou maior conforto ao folião, que mesmo com a chuva e o frio, atípicos dessa época do ano, compareceu para prestigiar a programação.
Na passarela, milhares de pessoas prestigiaram os desfiles no sábado, domingo e terça-feira. Na segunda-feira, 24, a noite teve o show do sambista Péricles, que também foi sucesso de público. Os números oficiais ainda não foram divulgados.
CarnaPraça – O CarnaPraça teve todos os dias a apresentação da Banda de Marchinhas Grupo Áurea e shows todos os dias das 17h às 19h atraiu os foliões até a Praça Raul Leme.
O dia de maior movimento foi o último com a apresentação do tradicional grupo Demônios da Garoa que levou muita animação aos foliões.
Nos CarnaBairros o que teve melhor público foi o CarnaParque na tarde de terça-feira, 25, com muita dança e trio-elétrico.
Ocorrências saúde – A Secretaria de Saúde divulgou o balanço dos dias 22, 23 e 24 dias, e segundo o boletim foram distribuídos 5.616 preservativos, no Carnapraça teve 38 atendimentos médicos e na Passarela Chico Zamper 60 atendimentos, nos Carnabairros não houve ocorrência médica.