Três escolas municipais começaram o ano letivo com modelo de ensino integral: E.M. Padre Donato Vaglio, localizada na Vila Bianchi, E.M. Professor Abner Antônio Sperendio, no bairro Planejada II e E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid (CAIC). O novo modelo de ensino amplia para 9 horas diárias a permanência das crianças nas unidades.
Segundo a Secretaria de Educação, foi realizado um estudo aprofundado por especialistas e pesquisas de modelos já existentes. Na primeira etapa serão 1.050 alunos atendidos em período integral que já estudam nessas unidades escolares.
Em entrevista à GB a assessora pedagógica, Telma Freitas, e o secretário municipal de Educação, professor Adilson Condesso, explicaram que houve um salto de 260 para 1.300 alunos que hoje estudam em tempo integral. O aumento na oferta dessas vagas cumpre o plano de governo do prefeito Jesus Chedid e atende o Plano Nacional de Educação, de 2014, que determina que os municípios e o Estado devem oferecer no mínimo 50% das escolas públicas com jornadas diárias de sete horas ou mais até 2024. Em Bragança Paulista ainda há 7.600 mil vagas a serem criadas.
O maior desafio, no entanto, é fazer com que a estrutura existente comporte o modelo. “As escolas devem ter espaços adequados e o prefeito Jesus Chedid determinou a elaboração de projeto, a ser licitado posteriormente, para reforma e adequação das três unidades. Na manhã de ontem o prefeito assinou a ordem de serviço para início das obras da E.M. Prof. Abner Antônio Sperandio, no valor de R$ 553.540,45. A E.M. Padre Donato Vaglio já teve o certame publicado e a E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid (CAIC) está em fase de elaboração de projeto. Juntas, todas as obras somam R$ 6.120.901,29”, destacou o Secretário.
No contra turno escolar as crianças terão oficinas de robótica, artesanato, teatro e contação de histórias, jogos coletivos e recreação, música, dança, culinária e yoga. As oficinas serão distribuídas de acordo com os espaços físicos e número de alunos, podendo ser diferenciada de uma escola para a outra. A assessora pedagógica Telma Freitas ressaltou que as oficinas não são para ocupar as crianças, mas sim estimular habilidades e conhecimentos para o desenvolvimento e bem-estar.
Central de Vagas – Os pais ou responsáveis que não optarem pela permanência de seus filhos vão gerar uma lista com a relação de vagas disponíveis e as informações serão enviadas em Central de Vagas na sede da Secretaria de Educação. Os critérios de encaixe dos alunos que estão fora da rede municipal, vindos de escolas particulares e de transferências, serão feitos de acordo com os critérios do Decreto Municipal 2578/2017, nos seguintes critérios: Alunos já matriculados na escola onde ocorreu a implantação da jornada integral; Estudante que reside próximo a unidade escolar; Estudante que tenha irmãos estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga; Análise do nível socioeconômico familiar; Demais interessados mediante inscrição e declaração de formal interesse.
A Central de Vagas foi desenvolvida pela Secretaria de Educação para centralizar e destinar de forma justa as vagas em creches de acordo com as demandas do município. O sistema utiliza o georeferenciamento da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e já atendeu 495 alunos. A Prefeitura vai divulgar nos próximos dias as datas e horários para pais e responsáveis comparecerem na sede da Secretaria para vagas remanescentes nas escolas.