Policiais Militares do 7º BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar prenderam um homem e recuperaram a carga roubada nas Lojas Americanas, no Bragança Garden Shopping. A ação aconteceu às 17h52 de sexta-feira, 24, no bairro do Pari, na cidade de São Paulo. Os PMs do grupamento de ações especiais realizavam patrulhamento quando receberam a informação de que a loja havia sido roubada e que os ladrões estariam naquela região de São Paulo.
Prontamente a equipe iniciou os trabalhos e foi até a avenida Pedroso da Silveira, no bairro do Pari, em um estacionamento. No local eles abordaram um homem que foi identificado como responsável pelo estacionamento, além de morar no local. Em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ele, que alegou que seus pertences estavam em seu quarto no andar superior do estacionamento.
No local indicado e com a entrada franqueada pelo suspeito, os experientes policiais do grupamento de ações especiais realizaram minuciosa vistoria e encontraram, dentro de seu guarda roupa, bolsas pretas contendo parte do produto roubado na loja, um revólver calibre .32 com numeração raspada e seis munições intactas.
Após o encontro de parte da carga, os policiais continuaram as vistorias e no estacionamento encontraram em baixo de uma caixa de energia elétrica, a chave de um veículo Jeep Compass, que estava estacionado do lado e fora a alguns metros do estacionamento. Eles realizaram vistoria no veículo e encontraram a outra mala com o restante dos produtos roubados em Bragança.
Os policiais de ações especiais ainda recuperaram o veículo Jeep/Renegade, placas KYY-8224, roubado e tiveram a informação de que um veículo daquele porte poderia ter auxiliado a quadrilha no roubo e realizaram a vistoria, constatando que o número de chassi havia sido alterado e que o veículo era produto de roubo na cidade do Rio de Janeiro, tendo como placas originais, LML-9591.
Diante dos fatos, o funcionário do estacionamento recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 8º Distrito Policial, onde o delegado plantonista tomou ciência dos fatos, autuou o meliante em flagrante por receptação e porte de arma de fogo, o encaminhando para a audiência de custódia. Os produtos recuperados foram apreendidos para devolução aos responsáveis pela loja. O dinheiro não foi recuperado. A DIG segue a investigação para identificar os outros autores do roubo.
O crime – Por volta de 10h15 do mesmo dia, cinco indivíduos armados entraram na loja Americanas localizada no Bragança Garden Shopping e renderam funcionários e clientes, obrigando-os a ir para os fundos da loja. Dois deles obrigaram uma das funcionárias a levá-los até a tesouraria, onde estava o gerente e subtraíram 30 celulares, 10 notebooks, 2 videogames e aproximadamente R$ 6 mil em dinheiro. Após o roubo, os ladrões colocaram mais alguns funcionários na tesouraria, quando o gerente conseguiu acionar o botão do pânico para alertar a segurança do shopping. Eles fugiram em um veículo GM/Zafira, de cor prata, que foi abandonado na rodovia Fernão Dias, local onde eles provavelmente transportaram os produtos para o Jeep Compass.