A reportagem da GB fez um levantamento do trabalho realizado pela Ouvidoria da Prefeitura, cujos números divulgados referem-se apenas ao período entre agosto e dezembro do ano passado. Foi no mês de agosto que essa ferramenta para o público foi informatizada, o que inviabilizou dados anteriores.
No período citado, foram 2.724 atendimentos, dos quais 1.730 presenciais e 994 digitais. Desse total, foram concluídas 544 solicitações.
Os pedidos mais registrados foram sobre iluminação pública (lâmpadas queimadas, intermitentes ou acessar durante o dia, com 251 registros. Outras solicitações expressivas foram sobre limpeza de terreno (199), perturbação de sossego público e obra irregular, ambas com 91 pedidos cada.
Contatos por WhatsApp só começaram a ser feitos a partir deste ano. As demais ferramentas utilizadas tiveram os seguintes resultados: telefone (512 – 50,3%); aplicativo (228 – 22,4%); presencial (196 – 19,3%), site (65 – 6,4%) e e-mail (17 – 1,7%). A Ouvidoria Municipal conta com dois funcionários, sendo um deles o Ouvidor. O atendimento ao público é feito durante o horário de expediente da Prefeitura.