Operação realizada entre a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, durante o sábado, 18, e domingo, 19, denominada “Cavalo de Aço”, teve intenção de fiscalizar com mais intensidade a direção perigosa, principalmente por parte de motociclistas, nas imediações do bairro do Morro Grande e casos de embriaguez ao volante. A ação foi desencadeada após as Forças de Segurança receberem diversas denúncias sobre a prática de manobras perigosas por parte de alguns motociclistas. No total foram fiscalizados 32 veículos, sendo nove recolhidos ao guincho, dezenas de pessoas averiguadas e autos de infrações aplicados. Ao todo participaram da operação oito Guardas Civis Municipais da Equipe ROM – Ronda Ostensiva com Motocicletas, seis Policiais Militares da ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas e Equipe de patrulha e 13 Policiais Militares Rodoviários Estaduais, com o uso de cinco viaturas.
A Operação já começou “quente” e logo nas primeiras horas houve fuga e perseguição e a prisão de uma pessoa por tráfico de drogas. As equipes policiais estavam posicionadas na Rod. Pe. Aldo Bolini quando avistaram uma motocicleta Honda/CG 160 Titan, prata, placa local EOO-1130, ocupada por dois indivíduos. Porém, antes mesmo de darem sinal de parada, o condutor empreendeu fuga. Policiais da ROM e ROCAM iniciaram o acompanhamento por alguns quilômetros, até que o condutor perdeu o controle de direção e caiu ao chão. Mesmo após a queda, o garupa ainda saiu correndo por um matagal, mas foi perseguido, alcançado e identificado como adolescente de 17 anos. Submetido a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ele. Já com o condutor, identificado como Patrick Jovane Freires Costa, 18 anos, os GCMS e PMs encontraram uma “trouxinha” de maconha e R$ 145,00 em dinheiro trocado. Em vistoria à motocicleta, os guardas encontraram embaixo do tanque de combustível um saco plástico com mais 9 “trouxinhas” de maconha.
Diante do apurado, os dois foram conduzidos ao Plantão Central da Polícia Civil, onde Patrick foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e apresentado em audiência e o adolescente foi ouvido e entregue ao seu responsável. A motocicleta foi apreendida e recolhida ao guincho.
Balanço – No sábado 18, primeiro dia da Operação, oito motocicletas foram abordadas, sendo quatro recolhidas ao guincho, uma pelo condutor não ter CNH, uma por falta de equipamento obrigatório, uma por licenciamento em atraso e a do traficante preso. Além das motocicletas, cinco carros e 22 pessoas foram averiguadas.
Já no domingo, 19, foram fiscalizados 24 veículos, dos quais cinco motocicletas foram apreendidas, realizados 26 Autos de Infração, sendo cinco CNH e três CRVL recolhidos. Além disso, quatro motoristas se recusaram a realizar o exame do etilômetro (bafômetro), sendo tomadas as medidas de praxe.
Segundo a GB apurou, outras ações como essa devem ser deflagradas pela cidade.