A saída do treinador Antonio Carlos Zago, que tinha tudo para ser pacifica e amigável, ganhou tons conturbados, acabou virando um imbróglio entre ambas as partes e deve ser decidida na Justiça. Tudo porque, antes mesmo de um acerto entre a Red Bull e o treinador sobre a rescisão de contrato, o clube japonês Kashima Antlers, anunciou a contratação em suas redes sociais, na manhã de quinta-feira, 2. Tal atitude surpreendeu a diretoria do Bragantino que emitiu um comunicado no início da tarde (veja íntegra ao lado), explicando que entendeu como um pedido público de demissão do treinador Antônio Carlos Zago, já que, segundo o comunicado, “Nos últimos dias, estava sendo negociado o pagamento da multa rescisória desse vínculo, mas o acerto não foi finalizado.”
Por outro lado, o advogado Dr. João Henrique Chiminazzo, que representa o treinador Antonio Carlos Zago, também admitiu “extrema surpresa” com a reação do clube. Segundo ele, a Red Bull, responsável pelo departamento de futebol do clube, sempre soube das tratativas com o Kashima Antlers. Tanto que ele alega em nota (leia integra ao lado), que existem várias mensagens entre as partes tratando do assunto, via aplicativo WhatsApp, desde o dia 23 de dezembro (quando iniciaram as notícias da saída do treinador), 11 dias antes do anúncio oficial do clube japonês, forma que o Bragantino alega ter sido informado. Porém, no comunicado divulgado, o Bragantino não diz que não sabia da negociação, mas sim que negociava a rescisão com o treinador e que o anúncio da equipe japonesa antes do término da negociação, surpreendeu.
No comunicado oficial do clube, a diretoria ainda explica que Zago renovou contrato com o Bragantino até dezembro 2021, logo após o acesso para a série A, através de uma cláusula automática do contrato do treinador. Já o advogado alega que o contrato do treinador, registrado no Boletim Informativo Diário – BID da CBF, tem término no dia 31 de dezembro de 2020. Ao canal Fox Sports, o advogado disse que “No comunicado eles dizem que o Antônio Carlos tem contrato até 2021, mas não é verdade. O contrato dele com o Red Bull vai até 2020, registrado na CBF”. Porém, segundo apurado pela GB o print do BID apresentado no site Fox Sports, é do contrato inicial, que tem uma cláusula de renovação automática. A reportagem ainda apurou que a CBF não atualizou o sistema de registros, com a prorrogação do contrato assinado pelo treinador. A renovação de contrato foi citada pelo próprio treinador, após a vitória contra o Guarani, no dia 5 de novembro em Bragança, quando questionado sobre a renovação, Zago “É importante você ter esse reconhecimento por parte da empresa e do clube, é importante na carreira de qualquer profissional, não só do treinador, mas como os jogadores e das pessoas que trabalham o dia a dia conosco”, disse o treinador.
O defensor do treinador ainda disse ao canal Fox Sports, que também procurou o clube para fazer a rescisão amigável. “Desde o início nós procuramos o Red Bull, falamos do interesse de rescindir da melhor maneira possível. O RB apresentou uma multa que era fora da realidade e dissemos que essa multa não estava combinada em contrato e não seria paga, mas pagaríamos o valor que entendemos que era devido. Eles não aceitaram, nós entramos com uma ação, eles mandaram uma notificação pra gente, respondi a notificação pra eles. Então, não tem fundamento o RB dizer que não sabe o que está acontecendo porque tudo foi passado pra eles”, disse o advogado a emissora.
Na nota o advogado ainda alega que “Nós, advogados e representantes do treinador, tomaremos as devidas providências com relação a esse caso”. Já a diretoria do Bragantino afirma em seu comunicado que ‘adotará medidas necessárias para que as cláusulas rescisórias do contrato sejam cumpridas.’