A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, participou da 221º reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (NAPA), com objetivo de apresentar o Plano de Ações e Metas para o ano de 2020.
Dentre as ações estão os eixos para a diminuição da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B, o enfretamento da feminização da Epidemia de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, enfrentamento da epidemia de HIV e demais IST’s em outros segmentos da população, atenção às pessoas vivendo com HIV/AIDS e promoção de Direitos Humanos.
A Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal, Mariana Quilici, apresentou os avanços no município como a disponibilização de medicamentos de Profilaxia Pós-Exposição – PEP nas UPAs, novas parcerias com escolas Técnicas de Enfermagem e Capacitação dos profissionais da Atenção Primária (unidades de saúde) em Prevenção Combinada.
Após a apresentação e explicação, a secretária Marina de Oliveira trouxe os informes da pasta e falou sobre o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento para a Atenção Primária em Saúde (APS).
Ao término, os Conselheiros deliberaram e aprovaram o Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais para 2020.