As agências dos Correios de Bragança receberam ontem os 70.641 carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o exercício de 2020, que já começaram ser entregues aos contribuintes. Do total, 14.138 carnês referem-se a imposto territorial urbano (terrenos vazios, sem edificação).
A expectativa da administração é de que os contribuintes aproveitem a liberação do 13º salário para pagar o imposto com o maior percentual de desconto.
Pedidos de isenção de IPTU, segundo a Secretaria de Finanças da Municipalidade, para o exercício do ano seguinte, são feitas na Central de Atendimento, e de acordo com a legislação, até 31 de agosto de cada ano.
O governo Chedid tem como estimativa de arrecadação, com base nos dados de inadimplência anteriores e projeções disponíveis, R$ 111.590.195,00. Esse é o montante lançado. O reajuste aplicado no tributo foi de 2,89%, de acordo com os índices inflacionários do IPCA acumulado.
Condições – O IPTU, principal componente da receita própria do Orçamento, pode ser pago à vista, com 5% de desconto, até o dia 25 de fevereiro de 2020, ou parcelado em até 12 vezes, com o primeiro vencimento em 25 de janeiro, e as demais todo dia 10 do mês subsequente.
O contribuinte pode pagar o carnês nos bancos credenciados (Caixa Econômica Federal, Bradesco e Brasil), e também no Itaú, Santander e Sicredi. Ainda pode utilizar os canais de autoatendimento (internet home banking, aplicativos e caixas eletrônicos), casas lotéricas e correspondentes bancários.
Ainda segundo a Secretaria de Finanças, se o contribuinte não receber o carnê, a segunda via está disponível no site da Prefeitura. A recomendação é que se verifiquem e atualizem os dados cadastrais, pois são enviados carnês para todos os imóveis contribuintes. Em caso de não recebimento do carnê, é porque existe alguma divergência de dados, falta de caixa de correspondência, dificuldade no acesso dos carteiros, endereço ou dados inválidos, que precisam ser sanados.