A Câmara Municipal realizou a entrega do título de Cidadão Bragantino ao vice-prefeito Amauri Sodré da Silva, durante a 12ª Sessão Solene do ano, realizada na última sexta-feira, 22. Natural de Joanópolis, o homenageado foi vereador na Casa por duas legislaturas e ocupa o cargo de vice-prefeito do município pela terceira vez. O plenário da Câmara e o saguão lotaram com a presença de amigos, familiares e cidadãos que prestigiaram a solenidade.
A solenidade, presidida pela vereadora Beth Chedid, contou com a participação dos vereadores Antônio Bugalu, Ditinho Bueno do Asilo, José Gabriel, Marco Antônio Marcolino, Mário B. Silva, Natanael Ananias, Paulo Mário, Rita Leme, Sidiney Guedes e Tião do Fórum. O professor Amauri Sodré da Silva recebeu a honraria junto da esposa Cleide Izeppe Silva, familiares e amigos, em solenidade que também contou com a presença do prefeito Jesus Adib Abi Chedid, da primeira-dama Marilis Chedid, do ex-prefeito José de Lima, do bispo diocesano Dom Sergio Aparecido Colombo, do juiz de Direito e diretor do Fórum de Bragança Paulista, Laércio José Mendes Ferreira Filho, do deputado estadual Edmir Chedid, dos prefeitos Mauro Garcia, de Joanópolis, Nande, de Tuiuti, e Lauro de Lima, de Pinhalzinho.
“Neste momento quero agradecer a Deus e a todos os amigos que fazem parte da minha vida. O título de cidadão bragantino é a certidão mais importante que recebo depois do registro de nascimento e de casamento. Faço um agradecimento especial ao vereador José Gabriel, que fez a indicação para que eu pudesse receber essa honraria, que me faz renascer em Bragança Paulista neste momento, mas de coração já sou bragantino há mais de 60 anos”, agradeceu Amauri.
Autor da indicação para outorga do título, o vereador José Gabriel deu início aos discursos. “O Amauri está há mais de 65 anos em Bragança, sendo mais de 40 anos na vida pública, por isso é um orgulho tê-lo em Bragança Paulista. O professor sempre atuou com dedicação, comprometimento, honestidade e caráter, que serve como espelho para todos os políticos”, justificou o vereador.
Para o deputado Edmir Chedid, o título de cidadão bragantino é uma realização para o professor Amauri. “Sabemos que o político tem duas alegrias, uma é o reconhecimento na urna e a outra é o carinho que recebemos das pessoas, por isso sei que se tivesse que escolher, o Amauri hesitaria entre o dia de hoje ou ganhar uma eleição. Desde que me lancei candidato a deputado, sempre tive ao meu lado o apoio de um amigo com espírito de luta e determinação em busca do objetivo”, discursou Edmir.
Chefe do Executivo na chapa composta com o professor Amauri de 2001 a 2005 e de 2017 a 2020, Jesus Chedid falou sobre a parceria. “Sobre o Amauri eu não sei se posso dizer que é meu irmão, amigo, filho ou companheiro, mas posso dizer que estou muito feliz, não tanto quanto ele, que nesta noite parece uma criança que recebeu um doce e está maravilhado. A fidelidade está na vida dele, que já foi um adversário político, a quem aprendi a admirar desde jovem, pois recebi ensinamentos de meus pais que a gente deve respeitar muito e os bons adversários e buscá-los para o nosso lado. Fraternidade e amizade são as palavras que o definem”, afirmou.
A presidente Beth Chedid encerrou as manifestações com fala sobre o aprendizado do vice-prefeito na atuação política. “Todos já destacaram o caráter leal do Amauri, e reforçar seria redundante, porque lealdade é uma escolha que ele tem feito durante todos esses anos de vida política.
O professor Amauri é um companheiro, que ao lado do prefeito Jesus Chedid aprendeu tudo que um político pode fazer, por isso pode contar conosco para os desafios que a vida propuser, já que estamos juntos, pois a nossa alma é bragantina”, definiu a presidente Beth Chedid.
Outras autoridades presentes foram o 1º tenente Fabiano Araújo Rosa, delegado do Serviço Militar de Bragança Paulista, o Subtenente Francisco Eudes Cunha, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-009, Dr. Lauro Melo de Almeida, delegado assistente da Delegacia Secccional de Bragança Paulista, a Capitã da Polícia Militar Camila Cristina Brancalhão Martinho, comandante da 1ª Cia, representando hoje o 34º BPMI, o 1ª tenente Rafael Rangel Torres, comandante interino do Pelotão de Bombeiros de Bragança Paulista e secretários municipais.