Em pronunciamento na manhã quinta-feira, 26, o prefeito Jesus Chedid reforçou a importância da população em continuar a seguir as medidas publicadas nos decretos municipais.
O prefeito agradeceu a colaboração da população em relação as medidas e declarou que o trabalho da prefeitura continua com as obras e licitações tentando preconizar a economia. Fez ainda um agradecimento especial aos profissionais de saúde tanto da rede pública quanto da rede privada pelo empenho no atendimento aos pacientes bragantinos e reforçou que seguindo as medidas de enfrentamento acredita que logo essa fase de crise vai passar.
A secretária de saúde Marina Oliveira atualizou os números municipais do COVID-19, até ontem eram 47 casos suspeitos, 7 foram descartados e 4 confirmados. Foram registrados quatro óbitos, sob suspeita do novo Coronavírus. Em UTI estão 9 pacientes e 2 seguem internados em leitos de isolamento, os demais segue em isolamento domiciliar.
A prefeitura mais uma vez falou sobre os exames enviados ao instituto Adolfo Lutz, que ainda não liberou os resultados. Para os pacientes que estão internados e para os profissionais de saúde do município que apresentaram sintomas gripais, foram adquiridos exames em laboratórios particulares. Dos óbitos ocorridos suspeitos de COVID-19, nenhum teve o resultado liberado pelo Adolfo Lutz.
A prefeitura disponibilizou a Central de Atendimento ao Público – CAP, para levar à população o máximo de informações e orientações sobre a doença. O serviço já está em funcionamento, com atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número 0800 580 0678.
O atendimento através do telefone é para sanar todas as dúvidas a respeito do Coronavírus (sintomas, contágio, maneiras de evitar a disseminação do vírus, tratamento, onde e quando buscar atendimento médico, além de medidas de segurança adotadas pela administração).
Outros assuntos também podem ser esclarecidos nesse número, como por exemplo sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
Vacinação – A Secretaria Municipal de Saúde informou que devido à grande procura pela vacina de imunização contra a gripe todas as 15.100 doses foram aplicadas em dois dias de vacinação da Campanha. Lembrando que a vacina não imuniza contra o coronavirus, mas sim outras gripes, o que diminui a incidência da procura por assistência médica.
O primeiro grupo a ser imunizado é de idosos e profissionais da saúde, em Bragança somente esse grupo são 25 mil pessoas aproximadamente. O governo do estado determinou que o grupo de profissionais da segurança também receba a dose antecipadamente, porém com a alta demanda, não há vacina. O Estado de São Paulo não confirmou quando enviará novo lote de doses para atender a população, mas a secretária municipal de saúde Marina de Oliveira disse que o Ministério da Saúde garantiu a vacinação conforme o cronograma.
Não há necessidade da corrida aos pontos de vacinação, segundo Marina, os idosos com restrição de mobilidade e acamados, serão vacinados em suas casas. E nos postos volantes a população pode ir de carro que será feito sistema drive-thru. Nos postos de saúde a recomendação é que as filas seja espaçadas e a vacina será feita do lado de fora do posto.