A Secretaria Municipal de Educação, enviou informações à todas escolas municipais, orientando sobre a prevenção de transmissão para o coronavírus, para que a equipe gestora trabalhe o tema com os alunos e comunidade.
A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias expelidas do nariz e da boca quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, através do contato direto com o portador como o aperto de mão, dividir objetos pessoais, como talhares e copos. Os sintomas são similares ao de uma gripe, para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.
O Ministério da Saúde desmentiu diversos boatos que começaram a circular na internet sobre o coronavírus. Informações falsas causam pânico na população e atrapalham os trabalhos de investigação das autoridades competentes. Foi disponibilizado um aplicativo sobre o coronavírus, com as seguintes funcionalidades: informações, dicas, mapa de unidades de saúde, além de uma avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito de vírus. Mais informações https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.
Em Bragança já foram confirmados 4 casos suspeitos, que segue em investigação. Todos os pacientes que apresentaram o sintomas, estão estáveis em isolamento domiciliar e estiveram fora do país nos últimos dias. Até domingo, 8, o Ministério da Saúde, confirmou 25 casos no Brasil, 16 estão no estado de São Paulo, 15 na capital e 1 em Santana do Parnaíba. Até o momento, há 176 casos suspeitos no estado, com 258 descartados.