Desde dia 1º de outubro acontece a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A ação tem como objetivo atualizar a carteira de vacinação e aumentar as coberturas vacinais contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis nessa faixa etária da população.
Dia D – Hoje acontece o ‘Dia D’ da campanha nas unidades de saúde do Jd. Águas Claras, Planejada I, Centro de Saúde do Lavapés, Vila Aparecida, Toró e Hípica Jaguari, das 8h às 17 horas. E no shopping Bragança Garden também haverá um estande de vacinação das 10h às 15h.
A vacinação é seletiva e somente serão imunizados aqueles que apresentarem a carteira de vacinação incompleta.
Estão disponibilizadas 18 vacinas, que garantem a proteção de até 21 doenças, entre elas, BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). A população-alvo deve comparecer acompanhada de país ou responsáveis à unidade de saúde para que a sua caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado.
Dia V – Também ocorre neste sábado (16) a vacinação contra a Covid-19, que prevê a aplicação da segunda dose e da dose adicional da vacina contra o coronavírus. Membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Edmir Chedid (DEM) afirmou que existem 4,1 milhões de pessoas com a segunda dose atrasada. “Entre elas, estão 2,1 milhões de pessoas que precisam concluir o esquema vacinal com doses da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para oito semanas no intervalo entre primeira e segunda dose”, disse.