PARAGUAI
O Bragantino conheceu nesta quinta-feira (19) o seu adversário na semifinal da Copa Sul-Americana: é o time paraguaio do Libertad, que eliminou o Santos. Vai ser um confronto dos mais difíceis, para ambas as equipes, que chegaram até a penúltima fase com méritos. A outra semifinal vai reunir dois grandes do futebol sul-americano: Athletico Paranaense e o multicampeão uruguaio Peñarol. Duelos interessantes que vão apontar os dois clubes que decidem a edição deste ano. Das quatro agremiações, apenas o Furacão do Paraná conquistou esse certame, em 2018.
LIBERTAD
O conjunto albinegro é mais antigo que o Massa Bruta. Foi fundado em 1905. Ainda não tem em sua galeria nenhum título continental. Foi 21 vezes campeão do certame principal de seu País, 1 vez da Copa do Paraguai, 2 vezes do Torneio da República e uma conquista na divisão de acesso. Esta é a 13ª vez que participa da Copa Sul-Americana, mas já disputou a Libertadores em 19 edições.
BELO HORIZONTE
O Bragantino volta suas atenções para o Brasileirão, que chega na reta final do primeiro turno. Na segunda-feira enfrenta o América Mineiro, em Belo Horizonte, buscando manter-se no G4. A equipe tem 28 pontos, porém com duas partidas a mais que o Flamengo, que aparece em quinto na classificação com 27 pontos. Qualquer resultado que não seja a vitória tira os comandados de Barbieri do seleto grupo que se classifica de forma direta para a Libertadores. Já o time mineiro amarga a zona de rebaixamento, na 18ª colocação.
DESFALQUES
Barbieri não vai contar com três importantes jogadores: Raul, que lesionou o joelho e está fora do restante da temporada, com recuperação estimada em até 9 meses; Léo Ortiz, que está nos últimos dias de isolamento pela Covid-19, e Helinho, suspenso por cartão amarelo. Os últimos dois devem voltar na próxima rodada, porém a baixa de Raul será muito sentida, pois não tem uma peça de reposição à altura.
DICA
Se a diretoria do Bragantino quer seguir investindo em atacantes, a dica é trazer Marco Rubén, do Rosário Central, que também fez sucesso no Athletico-PR e deixou milhares de fãs em Curitiba. Ele tem cheiro de gol. É jogador para chegar e tomar conta da titularidade.
MELOU
Tudo indica que o Massa Bruta não vai ter quarto, sala, cozinha, banheiro e nem mesmo VARANDA. A negociação com o Corinthians, pelo atacante Rodrigo Varanda, emperrou, segundo as últimas informações.
LIBERTA
Se os confrontos da Sul-Americana são conhecidos, isso também se repete na Libertadores: Palmeiras x Atlético Mineiro e Flamengo x Barcelona de Guayaquil. Numa competição desse porte é difícil apontar favoritos, pois nem só os elencos são suficientes para cravar os vencedores. Em Libertadores tudo pode acontecer. Pergunte ao Flamengo, que no ano passado, foi eliminado pelo primo pobre chamado Racing. Agora, Palmeiras e Atlético vão para uma disputa das mais emblemáticas dos últimos tempos. Tipo aquela decisão entre River e Boca, jogada no Santiago Bernabeu, em Madrid.
BICUDOS
Artigo do jornalista Flávio Ricco, em sua coluna no R7, retrata com fidelidade o que vem ocorrendo nas transmissões esportivas. Comentaristas falam mais que a boca, despejam um amontoado de bobagens, e por vezes ficam trocando figurinhas com o narrador, que se esquece do jogo. Sem contar alguns que se auto elogiam. Nesse caso, em particular, ex-jogadores. Uma chatice.
NÃO DÁ!
O meio futebolístico é machista, assim como a imprensa especializada em esporte. Mas não querendo fomentar ainda mais essa situação, as narradoras e comentaristas que aparecem na Fox, ESPN e SporTV são muito ruins, fracas, chegam a ser irritantes tamanha a falta de traquejo e conhecimento. Precisam adquirir experiência? Sim! Mas não em competições maiores. Algumas foram enganadas pela cigana.