Dados oficiais do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), do Governo do Estado, relativos à manhã de ontem (26), mostram que Bragança ultrapassou a marca de 138 mil pessoas que tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, desde o mês de janeiro, quando o primeiro lote dos imunobiológicos foram entregues ao município.
Segundo a Prefeitura, a adoção de estratégias diversas para facilitar a vacinação tem se mostrado eficaz e com isso reduz o fluxo de pessoas em cada unidade, evitando aglomerações, além do trabalho eficiente dos funcionários da área da Saúde.
De acordo com as estatísticas, 138.705 bragantinos se imunizaram com a primeira dose e outros 4.649 com a dose única. O ritmo de vacinação avançou com maior celeridade nos últimos quinze dias. No total, os imunizados com uma dose somam 143.354 pessoas, mais que a população adulta do município (acima dos 18 anos), que segundo estimativas do IBGE são 142 mil habitantes.
Ainda de acordo com o SIMI, aqueles que completaram o ciclo vacinal ainda estão longe do esperado: apenas 33.180 pessoas tomaram as duas doses.
Bragança está na lista das poucas cidades que ultrapassaram a marca de 135 mil pessoas vacinadas, ao menos com a primeira dose em todo o Estado.
Segundo a administração municipal, a rapidez da vacinação vem sendo garantida graças à agilidade no sistema de agendamento, que é aberto tão logo os lotes de vacinas são recebidos, além do controle das doses, que permite abrir novos grupos assim que há disponibilidade de doses.
Até ontem acidade contava com 7 locais de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Saúde do Lavapés e Câmara Municipal.
Bragança segue os planos estadual e nacional de vacinação contra a Covid-19 e cumpre as diretrizes impostas.
Números – De acordo com o boletim de ontem, divulgado pela Prefeitura, Bragança registrou mais 5 mortos pela Covid entre sexta-feira (23) e ontem, passando de 506 pessoas levadas à óbito para 511.
Nesse mesmo intervalo de tempo foram mais 63 casos positivos da doença, que agora somam 23.136.
Leitos – Os leitos de UTI voltaram a apresentar crescimento na taxa de ocupação no mesmo período de três dias. Se na sexta-feira era de 72%, ontem chegou a 98%. Em relação aos leitos de enfermaria, um pequeno recuo de 73% para 70%.
Bragança tem disponível para atender, além de bragantinos, pacientes de toda a região 40 leitos de UTI (HUSF e Santa Casa) e outros 7 que ficam no município de Socorro. Com 98% de ocupação indica que apenas um leito estava disponível ontem. Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 98 pacientes bragantinos foram transportados para leitos fora da região.