No início da semana um incêndio de grandes proporções assustou bragantinos que podiam avistar a alta fumaça a quilômetros de distância. O fato ocorreu em um terreno ao lado do prédio da Prefeitura, e consumiu grande área de vegetação, causando transtornos aos moradores e pessoas que passavam pelo local.
A Defesa Civil foi acionada e em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria Municipal de Serviços, com muito trabalho o fogo foi controlado. A ação também contou com o apoio de um caminhão-pipa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Segundo o órgão, não se sabe a origem do incêndio. Em entrevista à rádio local o secretário de Segurança Francisco Bertin, disse que o caso está sendo investigado para saber se foi uma queimada intencional ou não. Se ficar comprovado que o fogo foi causado por alguém a pessoa será punida conforme determina a Lei.
As queimadas são previstas na Lei de Crimes Ambientais, sua prática há anos é recorrente no município, principalmente no período de estiagem que vai de maio a setembro, cujo clima seco, contribui para alastrar focos de incêndios. Esse tipo de atitude causa sérios danos à saúde publica, coloca em risco a fauna, destrói a flora, além dos possíveis danos a patrimônios.
Segundo a Lei Municipal nº 4.236, de 22 de junho de 2011, são infrações administrativas passíveis de pena de multa: utilizar-se do fogo como método facilitador de capinação e/ou limpeza de terrenos; queimar resíduos; provocar incêndio em matas, florestas e/ou demais formas de vegetação nativa em qualquer estágio de desenvolvimento, localizadas ou não em áreas de preservação permanente e/ou áreas ambientalmente protegidas; entre outras ações e omissões ensejadoras de queimadas.
Além do prejuízo ambiental causado pela queimada, há ainda a questão de saúde pública nessa época do ano que com o tempo seco a queimada piora e muito a qualidade do ar, que normalmente já é
Toda a população deve cooperar para reduzir os índices de queimadas, de modo a evitar riscos às pessoas e ao meio ambiente.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta os munícipes a manterem os terrenos capinados e limpos; não jogar bitucas de cigarro no chão; não soltar balões; não fazer fogueiras próximas a vegetação; não queimar móveis ou lixo.
Avisos de incêndio devem ser comunicados no 193 ou Defesa Civil. Para denúncias, tenha certeza do endereço e um ponto de referência e ligue, em horário comercial, para Secretaria do Meio Ambiente (11) 4034-6780 (este número funciona também como whatsapp) e (11) 4033-1870 (apenas ligações) ou fora do horário comercial para 153 (Guarda Civil Municipal).