DA REDAÇÃO
TERMINA na próxima quarta-feira (14), o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O prazo é válido para o Enem Impresso e para o Enem Digital.
Como se inscrever – O primeiro passo é ter cadastro no portal do Governo Federal acesso.gov.br e criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso, no período de inscrição, à Página do Participante.
O candidato precisa escolher qual modalidade de prova deseja realizar, impressa ou digital. O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir em 2021. Ao todo, estão disponíveis 101.100 vagas para esta modalidade.
Os chamados “treineiros” devem fazer inscrição para o Enem impresso.
Enem Digital – A aplicação do Enem Digital 2021 vai seguir a mesma logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo.
O participante deverá comparecer aos locais de aplicação, que estarão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição, a ser divulgado em novembro. Ao todo, 99 municípios brasileiros receberão o Enem Digital.
Datas e provas – As duas versões do Enem, digital e impressa, serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A duração será de cinco horas e 30 minutos.
No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A duração será de cinco horas. Serão 45 questões de múltipla escolha para cada área do conhecimento.
As provas do Enem Digital e do Enem Impresso serão semelhantes e o tema da redação será o mesmo. No caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel.
Atendimento especializado – Os candidatos que precisarem de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, oferece atendimento para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
É preciso anexar a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade na Página do Participante.