ALVINEGRO OU ALVIRRUBRO
“Chegou a hora da luta
É o alvinegro em ação
Bragança toda se inflama
Massa Bruta, campeão”
Ai está o primeiro verso do hino do C.A. Bragantino, destacando as cores da bandeira do clube ostentada há 92 anos. Depois da negociação com a Red Bull, o brasão ou distintivo sumiu do uniforme, restando apenas a palavra Bragantino em plano inferior. Além disso, as cores do uniforme mudaram de branco e preto para vermelho e branco.
Não tem mais como dizer que o Bragantino é alvinegro. Pode-se fingir que é, mas não é.
Mas isso não tem a menor importância para o novo dono da marca Bragantino, porque o que interessa é o retorno financeiro dos investimentos. Dane-se os sentimentos, a tradição e a memória da cidade. Então, sugiro aos austríacos que providenciem a alteração do verso do hino de alvinegro para alvirrubro, ou até tricolor para não ficar uma coisa falsa, porque além das cores vermelha e branca, tem também a preta, do nome Bragantino
SENTIMENTO DE PERDA
O leitor pode entender que estou nostálgico ou romântico ou ainda com sentimento de filho traído do Bragantino, até porque sou nato de Bragança. Mas pela a primeira vez, desde os primórdios de minha infância, quando o futebol me atraiu, senti semana passada uma sensação que aquele Bragantino que sempre foi de nossa cidade, já não é mais. Isso porque, no sábado,15, jogaram no mesmo horário,19 horas, Red Bull x Oeste e São Paulo x Corinthians. Nunca troquei o Bragantino por qualquer outro jogo. Mas naquele sábado percebi que meu sentimento já não é mais torcer para o Bragantino, é torcer pelo meu segundo time, o São Paulo. E não assisti ao jogo de Bragança, porque não estaria torcendo para o Bragantino e sim para o Red Bull, que não tem nada a ver comigo e nem com minha cidade.
Bragança, neste caso da Red Bull, se tornou apenas mais uma sede da empresa multinacional, que proporciona a ilusão de um elenco milionário ser Bragantino.
TRICOLOR
Para encerrar essa divagação e agravar mais ainda, faço outra observação. Pense ver o São Paulo entrar em campo com a camisa listada preta e branca. Ai seria ver o tricolor com o uniforme do Corinthians.
Pode ser babaquice essa observação sobre hino, uniforme, distintivo até, porque tudo que se fez foi dentro de um padrão de entendimento entre os dirigentes de forma legal e transparente. O que digo aqui é apenas o sentimento de torcedor de um clube que tinha um leão como símbolo e mascote e agora são dois bois. Nada além disso.
VEREADORES
A discussão sobre diminuição do número de vereadores eu entendo ser desnecessária e a proposta inoportuna. Ao longo de minha carreira de jornalista testemunhei várias vezes essa discussão. A Câmara já teve 9,11,13,15,17,19 e 21 vereadores dede o início da República. Todas vezes que que houve alteração, nada mudou. A única mudança, e isso faz muito tempo, foi no período em que os vereadores não tinham remuneração, mas durou pouco.
Entendo ainda que é uma discussão oportunista de ano eleitoral para construir palanque num momento onde a classe política, principalmente de parlamentares, está muito desgastada. Construir uma lei que vai vigorar somente daqui a cinco anos é pura demagogia. A desculpa sobre economia de dinheiro para a Câmara, considerando que todo final de ano o Legislativo devolve sobras do orçamento para Prefeitura, é outra balela. Bragança não precisa reduzir número de cadeiras, precisa sim ter vereadores que se dediquem, aperfeiçoem ou criem legislação, trabalhem mais e que participem diariamente do dia-dia da cidade e de seus eleitores.
REFLEXÃO: SALMOS 28: 1-9
1- A ti eu clamo, Senhor, minha Rocha;não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova.
2- Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo.
3- Não me dês o castigo reservado para os ímpios e para os malfeitores, que falam como amigos com o próximo, mas abrigam maldade no coração.
4- Retribui-lhes conforme os seus atos, conforme as suas más obras; retribui-lhes o que as suas mãos têm feito e dá-lhes o que merecem.
5- Visto que não consideram os feitos do Senhor nem as obras de suas mãos, ele os arrasará e jamais os deixará reerguer-se.
6- Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas.
7- O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.
8- O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.
9- Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre.