A Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) divulgou sexta-feira (4), na edição 1.080A (Edição Extra) da Imprensa Oficial do Município, a lista de inscritos do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego e Qualificação Profissional, bem como as primeiras 500 pessoas que começaram a ser entrevistadas ontem. Ao todo foram 2.992 inscritos. Ao final da inscrição, em 25 de maio, a Prefeitura havia informado que seriam 3.333 inscritos. No entanto, segundo a SEMADS, o sistema já excluiu os cadastros duplicados ou de pessoas menores de 18 anos.
A SEMADS contratou uma empresa terceirizada, a SP Soluções Empresariais (Sertec), para fazer as entrevistas na sede da pasta, na Praça Hafiz Abi Chedid, 115, Jardim América (atrás da Câmara Municipal). A cada 30 minutos, foram agendados em média, 6 candidatos, para não haver aglomeração no local.
“Estamos prontos para receber as primeiras 500 pessoas que serão entrevistadas e validar a inscrição e a checagem dos documentos. As pessoas que se cadastraram como PCD terão que comprovar a deficiência”, explicou a Secretária Municipal da SEMADS, Sandra Teixeira. Além da divulgação na Imprensa Oficial, os candidatos estão sendo avisados por telefone.
A ordem de chamada para a entrevista é de acordo com a data de cadastro. O não comparecimento, seja qual for o motivo alegado, o eliminará da seleção pública.
O programa lançado pela Prefeitura visa a concessão de bolsa auxílio para mulheres e homens desempregados em razão da pandemia e proporcionar a ocupação, renda e qualificação profissional.
Os beneficiários receberão bolsa-auxílio desemprego no valor de R$ 1.000,00, cursos de qualificação profissional, vale-transporte, cesta básica e seguro de acidentes pessoais, em contrato válido por um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
A meta do programa é criar até 1.500 bolsas-auxílio para qualificação profissional, sendo que 5% será destinado para as pessoas com deficiência física. Os bolsistas deverão prestar serviços à comunidade, visando a elevação de conhecimento profissional, escolaridade e alfabetização, numa jornada semanal de 40 horas, sendo 35 horas de prestação de serviços e as outras 5 horas que serão destinadas para cursos.
Crédito: SECOM