Contribuintes bragantinos que receberam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020, estão fazendo a entrega da declaração do Imposto de Renda em velocidade maior que a observada no ano passado.
Segundo número do site da Receita Federal, até domingo (25), 15.056 pessoas haviam enviado os documentos, número que representa 43% do total esperado de 34.874.
No ano passado, nessa mesma data, 11.234 bragantinos haviam encaminhado a declaração, ou seja, 32,2%. O prazo final de 30 de abril foi prorrogado até 31 de maio, em razão da pandemia.
Contabilistas ouvidos pela reportagem também confirmam um maior número de declarações enviadas, e continuam fazendo o alerta para quem no ano passado teve salário reduzido de 25% a 70% por meio do (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda). Estas pessoas devem acessar o site ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e consultar os valores depositados ao longo de 2020 na aba ‘benefício’.
A Receita Federal recomenda que o contribuinte inclua a expressão “ajuda compensatória” na descrição do item, para identificar a natureza dos valores.
As pessoas que receberam o auxílio emergencial podem buscar os valores para a declaração no site do Ministério da Cidadania. E a Receita lembra que caso o contribuinte tenha obtido rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76, como aposentadoria e pensão, sem considerar o auxílio do governo federal, deverá devolver os valores do benefício à União. Neste caso, um boleto será emitido antes de concluir a declaração do IRPF.