Após 53 dias fechados para atendimento ao público, bares e restaurantes, salões de beleza, academias, clubes e atividades culturais reabrem as portas hoje, ao menos até o dia 30 de abril, tempo que perdura o decreto em vigor. Uma semana após a abertura do comércio, que ocorreu no último domingo (18).
Esses segmentos deverão cumprir o protocolo especifico, além das medidas sanitárias já conhecidas, também deverão cumprir o limite de atendimento presencial de 40% da capacidade do local e o funcionamento não pode exceder às 8 horas diárias e não ultrapassar às 22h.
Volta as aulas – As aulas na Rede Municipal de Ensino retornam na próxima segunda-feira (26). As escolas poderão atender até 35% dos alunos matriculados, o que significa atender cerca de 4 alunos (berçário) e, no máximo, 10 alunos (5º ano) por turma, dependendo da turma. A secretaria municipal de Educação informou que 19% dos alunos não acessaram as atividades online e não retiraram as atividades impressas, um dos motivos para a volta das aulas é a necessidade de ofertar a alimentação escolar ao mais vulneráveis, nesse momento de crise sanitária e econômica.
Segundo a prefeitura, as escolas estão preparadas com todo o protocolo sanitário, conforme determina o Plano São Paulo. Nas 72 escolas municipais foram instalados totens com álcool em gel, tapetes sanitizadores, dispensers de álcool gel, disponibilização de máscaras de proteção, Face Shields para os profissionais da educação e material de limpeza para manutenção de condições sanitárias seguras.
O retorno presencial é facultativo, ficando a critério dos pais e responsáveis. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4035-7211.