Por Jonathan Alberti
Equipe de Operações
Acerto do comandante da 1ª Cia, Capitão PM Bianchi na montagem da Equipe de Operações. Composta por quatro equipes: Comando de Operações que está sobre o cuidado do 1º Tenente PM Rizardi, Radio Patrulha com Motocicletas – RPM – Alpha e Bravo e viatura compondo a Charlie, os operacionais tem sido o terror da bandidagem e na última semana realizaram diversas prisões importantes. A equipe soma com as equipes de Rádio Patrulha Alpha, Bravo, Charlie e Delta, da 1ª Cia que também tem tido um excelente desempenho nas ruas. Parece que a nuvem negra que pairava em tempos sombrios e recentes sobre a Companhia da PM e sobre o 34º BPMI sumiu de vez com os novos comandantes. Que continue assim porque quem ganha é a população.
Identidade
Diferente quando o comando tem identidade com a cidade e comprometimento com a população. Esse comprometimento reflete na tropa, que com liberdade para trabalhar, realiza seu trabalho com maestria. Lembro com tristeza dos tempos sombrios, motivo da criação da “Pinga Fogo”, em que policiais eram punidos por prender ladrões, viatura eram proibidas de patrulhar e a tropa era desmotivada. Perdemos excelentes policiais por isso. Mais tudo isso acontecia porque alguns comandantes do 34º BPMI não tinham comprometimento com a cidade e nem com a área que Batalhão compreende e sim com sua última parada antes da tão esperada aposentadoria ou promoção. O mesmo se diz de Capitães de Companhia, uma vez que os que tinham identidade foram injustamente removidos daqui para dar lugar a quem não tinha tanta identidade e dava poder a um certo tenente que gostava de “canetar” os colegas que prendiam.
Graças a Deus o sol volta a raiar na Polícia Militar de Bragança e Região, que agora tem comandantes que tem história, comprometimento e, acima de tudo, amor pela cidade e região.
Mudança na especializada
Mal chegou e o delegado Seccional Dr. Luiz Henrique Apocalipse Joia, perdeu um de seus melhores delegados e investigadores responsáveis pela DIG e DISE. A pedido do alto comando, Dr. José Glauco Silveira Lobo Ferreira assumiu a 1ª DIG do DEIC/Campinas, que atende toda a região do DEINTER II, com ele foi o chefe de investigadores Eduardo Rios Sales. A dupla agora irá aterrorizar a bandidagem em nível regional.
Porém, a saída foi substituída a altura, quem assumiu a especializada foi o experiente delegado Dr. Elton Costa, que era responsável pelo Setor de Investigações Gerais – SIG de Atibia. Ele foi protagonista de grandes prisões na cidade vizinha, como a do avião carregado de drogas entre diversos homicídios em toda sua carreira. Aqui, ele comandou a investigação, junto com Eduardo Rios Sales e equipe da DIG, do assassinato de Rodolfo Ribeiro dos Santos, de 29 anos,. Caso elucidado em apenas 4 dias com a prisão do assassino Jason Lopes, no aeroporto de Guarulhos tentando embarcar para Houston no Texas. Junto com ele chega o Chefe de Investigação Wagner. Vindo da região de Campinas, o novo chefe de investigação está acostumado com casos de repercussão e desde que chegou, acompanha todos os casos de perto.