O prefeito Jesus Chedid (DEM) voltou a alertar a população nesta quarta-feira (24) para o avanço da Covid-19, que vem acelerando a contaminação e elevando o número de óbitos. Bragança e região estão com 100% de leitos ocupados, o que levou a tomar medidas mais rígidas para os próximos dias.
Em conversa com a reportagem da GB, Jesus Chedid fez apelo à população para atender o decreto com a rigidez necessária, considerando também que os médicos, técnicos e cientistas estão muito preocupados, principalmente com essa nova cepa do vírus que está atacando com muito mais violência.
Conforme a Secretaria de Saúde, desde o início das medidas mais restritivas neste mês, houve uma discreta queda nos atendimentos de pacientes com síndrome gripal na UPA. Porém, é notório que ainda não houve recuo significativo nos números, já que muitas pessoas ainda não respeitam as medidas, desafiando as autoridades e a doença.
Avanço – A violência do vírus vem crescendo assustadoramente neste ano. Para se ter uma ideia, durante o ano passado ocorreram 6.339 casos confirmados de contaminação e 102 óbitos. Em 2021 nos primeiros três meses os dados são assustadores. Em janeiro ocorreram 1.406 contaminações e 19 óbitos; em fevereiro 1.793 contaminações e 36 óbitos e em março até quarta-feira (24), 1.813 e 72, respectivamente. Em apenas três meses deste ano morreram 132 pessoas, ou seja, 55,7% a mais que ano passado todo. Até ontem, Bragança contabilizava 234 mortos e 11.351 casos confirmados.
Distanciamento e isolamento, além do uso de máscaras são fundamentais para frear o avanço e proteger as pessoas. A falta de medicamentos e profissionais da saúde para atender os hospitais vem aumentando na cidade e no país e isso agrava a situação.
Segundo a prefeitura, para resolver o problema dos profissionais da saúde estão ocorrendo contratações emergenciais e já foram convocados 48 técnicos de enfermagem, 2 médicos clínicos, 1 médica pediatra e 82 enfermeiros. Apesar da enfermeiros. Apesar da convocação, os profissionais que se apresentaram para assumir os cargos foram 19 técnicos de enfermagem, 1 médico clinico e 1 médica pediatra e 10 enfermeiros.
Vacinação – Apesar do feriadão decretado a partir da próxima segunda (29) até o dia 4 de abril, a vacinação continuará nos postos de saúde na segunda (29), terça (30) e quarta- feira (31) para as faixas etárias de 69 a 71 anos, cujo agendamento está aberto no site da prefeitura. São 3.520 pessoas dessa faixa etária que devem ser imunizadas. Conforme dados da Saúde, até ontem mais de 94% daqueles com mais de 74 anos já foram vacinados.
Feriadão – Para conter a disseminação do vírus na cidade e evitar o colapso da rede de saúde, o prefeito Jesus Chedid decretou a antecipação de quatro feriados para os dias 29, 30 e 31 de março, além do dia 1º de abril, os feriados municipais de Corpus Christi (03/06), Finados (02/11), Dia da Consciência Negra (20/11) e Festa da Imaculada Conceição, padroeira do município (08/12).
Essa medida se fez necessária devido ao decreto do prefeito de São Paulo Bruno Covas, que antecipou os feriados na capital o que pode gerar um deslocamento de muitas pessoas para o interior e litoral. Para evitar um aumento de visitantes na cidade, além do feriado, o prefeito determinou lockdown no município nos dias 28 e 29 de março e 2 e 3 de abril, podendo apenas funcionar, hospitais, farmácias, clinicas veterinárias e postos de gasolina. Todos os outros estabelecimentos só poderão trabalhar no sistema delivery.
Ainda como medidas mais rígidas, continuam proibidas a venda de bebidas alcoólicas de sexta a domingo, a locação de chácaras, sítios, etc. e atividades em Marinas, visando diminuir o número de pessoas que vem à cidade para usar a represa.
A fiscalização com drones continua, além dos canais de denúncias e a instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade