Na tarde de quinta-feira (18) a Diretora do Departamento Regional de Saúde de Campinas, Mirella Povinelli, visitou as instalações da Universidade São Francisco, onde acompanhou a abertura de novos leitos de UTI e enfermaria. Após a visita, a Diretora da DRS VII se reuniu com o deputado Edmir Chedid, e a secretária de Saúde, Marina de Oliveira.
A iniciativa é resultado da reivindicação do parlamentar, em imóvel com mais de 3 mil metros cedido pela Universidade São Francisco – USF, para a implantação dos leitos, que integra o Centro de Simulação Realística dos cursos de graduação em saúde da instituição.
Na oportunidade, a secretária relatou a necessidade de leitos de UTI e enfermaria para bragantinos e também para a região. A diretora informou que serão abertos 4 leitos de UTI dentro do HUSF, somado aos que já se tem. “A montagem deve acontecer muito em breve para atender aos 11 municípios que compõem a Região Bragantina”, declarou.
No início do mês, o deputado Edmir Chedid conseguiu a liberação de R$ 1,7 milhão para mais 16 leitos de UTI na Região Bragantina, que foram implantados na Santa Casa e no Hospital Novo Bragantino. Já foi recebida a confirmação do Governo de São Paulo que está garantida a disponibilização da verba necessária para o custeio desses novos leitos.
Centro de Simulação Realística da USF – A Universidade São Francisco (USF), considerando o cenário de avanço da pandemia da SARS-CoV-2 na região bragantina e o seu compromisso social, disponibilizará de forma gratuita ao Poder Público, o espaço físico do Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação Realística, do Câmpus Bragança Paulista, com aproximadamente 1.300 m², infraestrutura necessária para os atendimentos ao tratamento de pacientes com COVID-19.
O principal objetivo é auxiliar o sistema de saúde pública nas ações de enfrentamento às demandas sanitárias da pandemia. “Trata-se de uma proposta que surgiu da equipe de profissionais da USF e, após diversas ponderações, a Universidade compreende que o momento é de apoio mútuo e de fortalecimento coletivo da sociedade. Em situações como esta, a missão franciscana da Instituição se faz necessária, principalmente no campo da solidariedade e ajuda humanitária”, afirmou o vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa.
O Centro de Simulação Realística foi inaugurado em 2017 e apresenta uma infraestrutura moderna para o desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais para os futuros profissionais da saúde. O espaço permite adaptações para tornar-se um ambiente hospitalar real, para o enfrentamento de situações de emergência, como a do momento atual. O espaço, devidamente isolado, sob a gestão municipal, será destinado exclusivamente ao tratamento de pacientes com COVID-19 oriundos do sistema de saúde público regional.
Durante este período, as atividades do Laboratório de Habilidades e Centro de Simulação Realística serão remanejadas para outros ambientes da Universidade, garantindo sempre a qualidade do ensino.