Frase: “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro”. (Sigmund Freud)
GANCHO
Não é fácil manter a disciplina em qualquer empresa privada. Em empresa pública é pior. Mas sem disciplina ninguém garante a governabilidade e o bom andamento dos serviços, seja público ou privado. E uma forma de manter a ordem e a disciplina é punir moralmente os indisciplinados. O prefeito Jesus, a exemplo de outros administradores, costuma punir suspendendo temporariamente os servidores com o famoso “gancho” que pode durar até uma semana.
Recentemente dois servidores do alto escalão foram” pendurados no gancho”. Obviamente sapatearam e teriam ameaçado se demitir. A notícia se espalhou pela cidade e demonstra que o prefeito continua muito atento, como sempre, no comportamento de sua assessoria.
ZELADORIAS
Bragança foi dividida em seis zeladorias. Uma delas, a do Centro Leste, está sendo ocupada pelo ex-vereador Sidney Guedes, nomeado recentemente. O responsável pela zeladoria da Zona Norte, deverá ser nomeado na próxima semana e provavelmente seja o ex-vereador Mario B. Silva, profundo conhecedor de toda aquela região densamente populosa.
BOA NOTICIA
O Bragança Jornal, que semana passada em editorial anunciou que poderia interromper sua publicação, na tarde de ontem os diretores resolveram continuar após receber incentivo e apoio de amigos e empresários. Uma ótima notícia para Bragança, para seus assinantes e anunciantes. Um periódico de muita tradição e história faria muita falta, principalmente por ser um instrumento salutar da democracia. Parabéns pela decisão!
RODINHA NOS PÉS
O ex-vereador Mário B. Silva, mesmo tendo perdido a eleição, continua suas andanças pela cidade e zona norte acompanhando as obras originadas pelas suas indicações. Cumpre um papel de cidadão responsável que auxilia muito a administração municipal. Bom exemplo.
PANDEMIA
Com a reclassificação do Plano São Paulo, Bragança retorna hoje e amanhã para a fase vermelha, mais restritiva que a laranja e amarela. Paralelamente, o prefeito Jesus intensifica a fiscalização do comércio e atividades que estão proibidas. Além disso, há uma vigilância rigorosa na vacinação contra a Covid-19 para que nenhum espertinho ou espertinha tente furar a fila em detrimento dos grupos prioritários.
NOVO SECRETARIO
O prefeito Jesus Chedid nomeou recentemente o novo secretário de Comunicação Social. Trata-se de Thiago Vinicius Pereira de Moraes. É oriundo da Assembleia Legislativa, onde exerceu cargo de Assistente Parlamentar dos deputados Edmir Chedid e Estevão Galvão. Boa sorte.
RETORNO
As sessões da Câmara Municipal recomeçam na próxima terça-feira. Será a primeira sessão ordinária, depois da posse e eleição da Mesa, verificadas no dia 1º de janeiro. Nos primeiros dois anos a Câmara será presidida pela vereadora Gislene Bueno (Gi Borboleta), do DEM.
BATALHA (I)
O que era para ser uma disputa entre candidatos interessados em ajudar o País, se transformou em verdadeira batalha campal. E é nesse clima que a escolha do presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, vai ser decidida na segunda-feira. Uma queda de braço não entre os candidatos Artur Lira e Baleia Rossi. Mas entre padrinhos: Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia. Nada mais deprimente.
BATALHA (II)
Outra batalha, agora no campo estadual, envolve Executivo e Judiciário sobre a volta às aulas presenciais nas escolas públicas. Verdadeira guerra de liminares, discursos inflamados e, em meio a isso, pais, alunos, professores e funcionários incrédulos. A coisa começou no final da semana passada, quando um promotor público de Bauru, Enilson Komono, esculhambou o governo do Estado, numa autêntica briga de lavadeiras (com todo respeito a essas profissionais), dizendo que o índice usado pelo Plano São Paulo para reclassificar as fases é enganoso, que o governo tem sido negligente diante da falta de leitos.
BATALHA (III)
O médico João Gabbardo, do Centro de Contingência da Covid, revidou, dizendo que mesmo com leitos, a cada três pessoas, uma irá morrer e que nunca viu um representante do Ministério Público, da área da Saúde, se posicionar como promotor da doença. E a réplica foi para jogar uma pá de cal sobre o assunto: “Essa omissão mata pessoas há muitos anos, muito antes da pandemia, sendo o descaso do governo já objeto de condenação. Este sim deve responder por eventuais mortes que ocorreram e possam ocorrer. Temos centenas de mandados de segurança para assegurar leitos e o Judiciário tem sido o único protetor dos pacientes, que estão desassistidos pela negligência histórica.”
CARNAVAL
Se os festejos carnavalescos estão suspensos este ano, também o ponto facultativo da ‘terça-feira gorda’, como se dizia outrora, não vai acontecer. Todo mundo trabalhando na segunda e terça, e também em expediente integral na quarta-feira de Cinzas. Dória suspendeu a folga em todo o Estado.
REFLEXÃO; salmos 7: 1-17
1-Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me;
2-Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.
3-Senhor meu Deus, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,
4-Se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo (antes, livrei ao que me oprimia sem causa),
5-Persiga o inimigo a minha alma e alcance-a; calque aos pés a minha vida sobre a terra, e reduza a pó a minha glória. (Selá.)
6-Levanta-te, Senhor, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores; e desperta por mim para o juízo que ordenaste.
7-Assim te rodeará o ajuntamento de povos; por causa deles, pois, volta-te para as alturas.
😯 Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim.
9-Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.
10-O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.
11-Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
12-Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.
13-E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores.
14-Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras.
15-Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez.
16-A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça.
17-Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor altíssimo.