No final da tarde de hoje (22), o prefeito Jesus Chedid confirmou à reportagem da GB que também serão adiadas as aulas da rede municipal para o dia 8 de fevereiro. A rede particular, pode manter o seu calendário conforme ja divulgado por cada escola.
O retorno gradual das aulas presenciais observa o que determina o Plano São Paulo em suas fases. Bragança foi reclassificada na tarde de ontem para a fase laranja (2), portanto estão permitidas as presenças de até 35% dos alunos em sala de aula. Ontem a GB conversou com o secretário municipal de Educação em exercício Sérgio José Fagundes Júnior, que disse que os pais têm a opção do retorno ou não presencial das crianças e que caso mais de 35% decida pela volta presencial, haverá um rodizio dos alunos, para que a capacidade de 35% da sala não seja ultrapassada.
Sérgio ainda esclareceu que todas as escolas estão preparadas para o retorno dos alunos, com totem de higienização, tapetes sanitizantes, termômetros, álcool em gel, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários para funcionários, professores e alunos.
Os professores continuam fazendo a atribuição de aulas até segunda-feira (25) e seguem com o planejamento para receber os alunos após quase um ano fora das escolas.
Para a volta as aulas, mais de 1.600 profissionais que trabalham na rede municipal de Educação, que retornam ao trabalho estão sendo testados para que essa volta ocorra de forma segura. Estão sendo testados os trabalhadores ativos, professores, auxiliares administrativos e pajens, entre outros.
As testagens tiveram início na quinta-feira (21), em três locais: Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pedro Megale e Hípica Jaguari.
Manutenção em escolas municipais – também foi intensificada nos últimos dias os trabalhos de manutenção nas unidades escolares para o início do ano letivo, com todos os procedimentos de segurança para professores, alunos e funcionários da Rede Municipal de Educação.
Os serviços são de responsabilidade da equipe de manutenção e preservação das áreas verdes da Secretaria Municipal de Educação, que segue empenhada em cumprir o cronograma dentro do prazo estabelecido, apesar das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.
Dentre outros, estão sendo executados os serviços de corte de mato, poda de árvores e grama e a retirada de galhos, mantendo assim o ambiente limpo.