O secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, afirmou na manhã de hoje em programa da TV Globo que a atualização do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena durante a pandemia da covid-19, será feita amanhã (8). A expectativa é que, grande parte das cidades deve regredir da fase amarela para a fase laranja do programa.
A previsão era que a reclassificação fosse divulgada hoje , durante coletiva que acabou sendo exclusivamente sobre a CoronaVac.
O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan confirmaram que a vacina contra o coronavírus desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica Sinovac atingiu índice de eficácia de 100% para casos graves e moderados. O estudo clínico realizado no Brasil contou com a participação de 12,4 mil profissionais de saúde voluntários em 16 centros de pesquisa.
Entre os imunizados ao longo dos testes clínicos e que contraíram o vírus, nenhum apresentou caso grave ou moderado da doença nem precisou de internação. Ou seja, quem tomar a vacina do Butantan estará com a saúde protegida e chances mínimas de agravamento da COVID-19.
A taxa de eficácia foi de 78% para os infectados que apresentaram casos leves ou precisaram de atendimento ambulatorial. Isso significa que a cada cem voluntários que contraíram o vírus, somente 22 tiveram apenas sintomas leves, mas sem a necessidade de internação hospitalar.
Com os índices atingidos na pesquisa, o Butantan deu início nesta quinta à solicitação do registro emergencial da vacina junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que rapidamente seja iniciada a imunização dos brasileiros contra a COVID-19.