Os alunos da Rede Estadual que não conseguiram atingir o rendimento mínimo exigido no ano letivo de 2020, ainda podem retomar as atividades e participar do projeto de Recuperação Intensiva, que começou na segunda-feira (4), em todas as unidades do Estado.
Os alunos devem comparecer no mínimo a 75% das aulas e com isso avançar para o ano/série seguinte. Serão priorizados para atendimento presencial os estudantes com menor frequência dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª séries do Ensino Médio. As aulas também poderão acontecer online para alunos que se enquadrem em grupos de risco, por exemplo.
A carga horária para as atividades de recuperação será de 25 aulas semanais, que poderão ser realizadas em três turnos (diurno, vespertino e noturno), distribuídas em cinco aulas diárias. As aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental terão 50 minutos e as aulas nos anos finais Fundamental e no Ensino Médio terão duração de 45 minutos cada.
Os alunos que entregarem as atividades propostas podem ser aprovados para o próximo ano letivo, mas terão o aprendizado completo avaliado ao final de 2021. Os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo. Por isso, a avaliação da aprendizagem será feita ao longo de oito bimestres (quatro de 2020 e quatro de 2021).
Em fevereiro – Neste ano, além da Recuperação Intensiva, o calendário letivo começa no dia 1º de fevereiro, com as seguintes datas:
Recesso escolar: 18 a 25 de janeiro
1º bimestre: 1º de fevereiro a 16 de abril
Recesso escolar: 19 a 23 de abril
2º bimestre: 26 de abril a 5 de julho
Férias docentes: 6 a 20 de julho
3º bimestre: 21 de julho a 8 de outubro
Recesso escolar: 11 a 15 de outubro
4º bimestre: 18 de outubro a 21 de dezembro